segunda-feira, 4 de abril de 2016

ITABUNA, JUAZEIRO E FEIRA DE SANTANA ESTREIAM FESTIVAL DE CINEMA BAIANO DE 2016

A cidade de Juazeiro, norte do estado, será a primeira a receber a sexta edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba), que acontece no município de 8 a 10 de abril. Feira de Santana e Itabuna, também irão receber o festival, entre os dias   13 e 15 de maio, e de 9 a 11 de junho, respectivamente.

A programação será composta por sete mostras de filmes: a "Infanto-Juvenil"; a "Bahia Adentro", composta por filmes produzidos em diversas partes do estado; a "Bahia Afora", que abre espaço às produções de outros estados brasileiros; a "Sexualidades", que explora e discute a temática de gênero do cinema nacional e regional; a  "Retrospectiva", que nesta edição será dedicada à homenagem ao ator Mário Gusmão; e a "Atualidades", que traz os últimos lançamentos de longa-metragem do cinema baiano. A curadoria dos filmes dessas mostras ficou a cargo do cineasta e produtor executivo do festival, Edson Bastos.
A Mostra Competitiva de Curtas, que trará a exibição de dez curtas-metragens divididos em dois programas, teve como curadores o trio formado pelos realizadores Victor Aziz, Henrique Filho e Clarissa Rebouças. Além da categoria Voto Popular, que premiará o filme vencedor com o troféu Feciba e com o valor de R$ 3 mil, a mostra terá ainda um júri especializado, formado pela pesquisadora Marialva Monteiro, pela produtora Sylvia Abreu e pelo cineasta Henrique Dantas. A votação será nas categorias técnicas: Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme. O vencedor, além do troféu, receberá também um prêmio de R$ 2 mil.

*Do G1.- Fot Divulgação. 

Nenhum comentário: