quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PALOTINOS DA BAHIA TROCAM DE PARÓQUIAS NA MESMA REGIÃO

Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro os Padres Lourival Hélio e Frederico Socrates tomam posse como Pároco e Vigário da Matriz  de Nossa Senhora da Conceição, em Banco da Vitória – Ilhéus.
 A solenidade religiosa acontece às 19 horas e deve receber além dos fiéis da comunidade local, vários amigos de outras comunidades que os padres novatos já atuaram e outros padres palotinos da região sul da Bahia que irão concelebrar.
Em  mensagem do seu co-irmão e amigo desde os tempos de seminário Padre Josafá Souza que também já foi administrador da Matriz de Camacã,  Josafá brincou com o amigo  apelidado de “ Louro”  dizendo o seguinte: “ Desejo a você Louro, um excelente trabalho. Que Deus conserve em seu coração esta alegria contagiante.” E acrescentou brincando: “Tenha certeza que depois da cruz vem a ressurreição (e algumas risadas)” .
Mas não foi só o religioso palotino e conterrâneo de Amargosa que manifestou votos de sucesso na nova tarefa. Desde que anunciou a saída do comando da paróquia em Camacã, todos os dias dezenas de fiéis e amigos dos dois padres deixam escrito em seus perfis, bonitos e emocionantes relatos da estadia de ambos nos trabalhos na Matriz e nas comunidades dos Distritos e Povoados de Camacã.
Lourival deixa a administração da primeira igreja comandada por padres palotinos na Bahia, (isso começado pelo Pe. Victório Escremin no começo dos anos 80) com a marca de um padre bem humorado, extrovertido, desprendido de status e de decisão imediata, firme e sensata. Já Frederico, um dos últimos religiosos ordenados equanto auxiliava a paróquia, sai levando o carinho dos católicos da localidade que sempre lhes julgaram muito meigo, simpático,  acolhedor e de muita oração.
Para fiéis ouvidos pelo Miolo Baiano, a mudança de ambos para a mesma comunidade na região de Ilhéus, é a prova de que o trabalho da dupla dá o resultado esperado pelo provincial que gerencia os padres da Bahia.

No lugar que foi ocupado por Louro desde março de 2011, como administrador, chega o Pe. Valdenir Neris, que também já é conhecedor da Matriz de São Sebastião e há alguns anos colabora e participa da vida funcional na comunidade camacaense, enquanto dirigia o povo católico do município vizinho de Pau Brasil (Paróquia Santa Luzia).

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meu amigo Dodo pela matéria...
Os nossos padres merecem justa homenagem pelos seus excelentes serviços prestados a nossa querida Camacã.

Anônimo disse...

ESSSS DOI PADRES FORAM MUITO ESPECIAIS PARA NÓS.
DESEJO MUITAS BENÇÃOS NA NOVA MISSÃO.