terça-feira, 27 de agosto de 2013

RECÉM-CHEGADOS Á BAHIA, MÉDICOS ESTARNGEIROS JÁ ESTÃO SENDO INSERIDOS NO LINGUAJAR BAIANO

Você já se imaginou mudar de país para trabalhar? Se já passou fazer essa aventura na sua cabeça. Com certeza a primeira preocupação foi a de aprender a se omunicar com sua nova realidade não?! Pois bem, para os médicos cubanos e de outras nacionalidades que vão atuar pelo programa Mais Médicos na Bahia não seria diferente. Com um detalhe: eles já receberam pronto a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o cotidiano da saúde em Salvador e se familiarizar com os dialetos baianos que enriquece a cultura do estado. Com essa facilitação toda, nesta segunda-feira (26), começaram o curso sobre a saúde pública no Brasil.
Só pra lembrar, a Bahia é o estado que vai receber o maior número de profissionais estrangeiros nessa primeira etapa do programa criado pelo governo federal.
Nas aulas de português, os médicos vão aprender como se apresentar e dialogar com os pacientes e com a equipe de trabalho, e também expressões regionais que definam situações, doenças e sintomas.
A expectativa é que os médicos estrangeiros superem as difuculdades do idioma com o curso, mas também com a convivência com a população.
O Ministério da Educação (MEC) informou que os regionalismos não estão no foco do curso de português, mas que serão abordados por iniciativa dos professores, variando a depender da situação e da região do país.
*Com informações e foto do G1.

Nenhum comentário: