segunda-feira, 13 de maio de 2013

300 FAMÍLIAS PODEM SER BENEFICIADA POR USINA DE LEITE

Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios do sul da Bahia serão diretamente beneficiadas com uma usina de beneficiamento de leite em Coaraci, a 440 quilômetros de Salvador.
 O empreendimento, orçado em R$ 1,2 milhão e construído pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir), foi inaugurado na manhã deste sábado (11), pelo governador Jaques Wagner.
Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de 10 mil litros diários de leite na fase inicial de produção. Oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.
A usina, construída às margens da rodovia BA-262, no km 02, é resultado de um convênio entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi). Serão atendidos produtores de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e do distrito de Inema, em Ilhéus.
Com a chegada da fábrica foram iniciadas ações do programa estadual Vida Melhor, visando reforçar a cadeia produtiva. Os produtores poderão levar o leite para conservação nos tanques e, depois, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C, queijo muçarela, prato e minas frescal e doce de leite. “A fábrica vai possibilitar ao produtor agregar valor ao leite”, disse o governador, anunciando a construção de outras seis unidades, distribuídas em várias regiões do estado.
Para o produtora e moradora de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região: “vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto.
*Fonte: SECOM/BA.

Nenhum comentário: