quinta-feira, 31 de maio de 2012

INSTALAÇÃO DE CORRIMÃOS PROMETEM DAR MAIS SEGURANÇA EM RUAS DE CAMACAN

Os moradores da ondulada Rua das Flores em Camacan, ganharam um reforço de segurança na infraestrutura. É que a Prefeitura Municipal resolveu finalizar a implantação de um valioso beneficio aos pedestres que trafegam por ali, com a colocação de corrimãos encima de toda extensão das guias que separam a rua das casas construídas abaixo do nível do paralelepípedo.
A estrutura é feita de ferro galvanizado, que visa diminuir o risco de corrosão do material e atribui maior durabilidade.
De açodo com a justificativa da prefeitura para a realização da obra na Rua das Flores, ao lado da calçada desta via, fica um elevado barranco com residências na parte de baixo. Como não existia nenhuma barreira que separasse a calçada da ribanceira, a população ficava vulnerável a uma possível queda. Por isso, a instalação do corrimão.
*Com informações da ASCOM.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

WAGNER DEFENDE O NOME DE LULA EM EVENTO DAS CONFEDERAÇÕES

O governador do Bahia, Jaques Wagner, tentou colocar panos quentes na polêmica entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Durante o evento de divulgação do calendário da Copa das Confederações, no Rio, Wagner contrariou o presidente do PT, Rui Falcão, que teria pedido à militância do partido para defender o ex-presidente e disse ser injusto comparar Lula ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Jaques Wagner considerou ruim para a democracia a polêmica entre um juiz da suprema corte e um ex-presidente com conteúdos de conversa que deveria ser privada. O governador baiano defendeu maior respeito à figura de Lula, mas defendeu as palavras do ministro Carlos Ayres Brito de que não existe pressão sobre nenhum membro do STF. "São 11 membros que, à parte suas preferências pessoais, que todos temos, são maduros o suficiente para um julgamento isento de pressão política", defendeu.

*FONTE: Terra.

REGIÃO DA CHAPADA RECEBE AS PRIMEIRAS CHUVAS PROVOCADAS POR PROJETO DO GOVERNO

A empresa ModClima, especializada na tecnologia de indução de chuvas que foi contratada pelo governo do Estado da Bahia, iniciou uma operação para combater a seca no estado, com resultados promissores. Dois voos realizados na tarde desta terça-feira (29) na Chapada Diamantina provocaram a ocorrência de quatro chuvas em uma alternativa de curto prazo para aliviar os prejuízos causados pela pior seca dos últimos 47 anos.
Com o apoio de observadores de nuvens da região e das informações geradas via satélite, o resultado da semeadura de água potável foi comemorado pelos trabalhadores rurais dos povoados de Guariba, Alagoas e Santa Quitéria.
Considerada não poluente, a indução de chuvas localizadas, consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural precipitando-as. O procedimento consiste na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável, que fazem as nuvens concentrar alto índice de umidade e gerar a chuva.
Segundo informações da Seagri, o sucesso dessa primeira tentativa foi fruto da parceria com os produtores de abacaxi da região, que possui uma área plantada superior a quatro mil hectares.

LATERAL DO BAHIA JÁ ESTÁ DE VOLTA AOS TREINOS

Depois de passar por novos exames e atestar as melhoras de sua recuperação, esta semana Ávine do Bahia que estava há 44 dias sem jogar, retomou os treinos e pode retornar aos gramados na partida contra o Atlético-MG, em Minas Gerais.
Com a volta, Ávine deseja agora ter dias melhores em sua carreira. O jogador praticamente não jogou no Campeonato Baiano 2012, por conta de lesões, a última em um dedo da mão esquerda após acidente na piscina do clube.
Além do problema na mão, somente este ano, o lateral precisou passar por uma artroscopia no joelho, o que fez com que ele ficasse sem jogar. Logo depois uma tendinite e dores no joelho também afastaram Ávine dos gramados. O seu único jogo no Bahia este ano foi contra o Vitória na fase classificatória do Baiano.
*Com informações do TE - Foto Divulgação/Bahia.

CONCEIÇÃO DO COITÉ NO CQC



Esta semana, uma equipe do programa CQC da Band, esteve no município de Conceição do Coité, para gravar o quadro ‘Proteste Já’.

Segundo informações do site Correio do Mês, a reportagem do programa da Band, realizada pelo repórter Oscar Filho, vai denunciar a degradação ambiental no Matadouro Público, no Açude Itaurandi e no Lixão do povoado de Laginha.

Segundo publicações, a produção do programa recebeu a denúncia da população local. Na última semana, uma produtora da emissora esteve na cidade para averiguar o caso.

*Com foto e informações do Correio Mês.

VEJA LISTA DE CIDADES COM JOGOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A lista com os palcos dos jogos foi divulgada pela FIFA nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro.A principio, a federação trabalha com seis sedes, incluindo Recife e Salvador, que até recentemente estavam ameaçadas de não receber os jogos por conta de atrasos nas obras e que passarão por nova avaliação para serem confirmadas.
Além de Recife e Salvador, a Copa das Confederações terá jogos em Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. Cada cidade receberá três partidas, com exceção de Brasília, que terá apenas o jogo de abertura, no dia 15 de junho.
A grande final está marcada para ser no dia 30, no Maracanã.

Os jogos da seleção canarinho na fase de grupos acontecerão em Brasília (dia 15), Fortaleza (19) e Salvador (22).

VEM AÍ A FESTA DOS 25 ANOS DO TICOMIA

O município de Ibicuí já se prepara para receber o público de uma das maiores festas de forró indoor, na região. O tradicional TicoMia, que acontece há 25 anos, com o consumo livre de bebidas (open bar), a festa acontece na Fazenda El Dourado.
Em 2012, para a comemoração dos 25 anos do evento, os visitantes forrozeiros vão assistir aos shows de grandes atrações como, Aviões do Forró, Estakazero, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, e as duplas César Menotti e Fabiano e João Bosco e Vinícius que apresentarão seus sucessos e suas músicas novas.

SERVIÇO:
TICOMIA – 25 ANOS

Local: Fazenda El Dorado – Ibicuí.

Data: 23 de Junho

Informações sobre ingressos no site:

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PRESTIGIAM EXPOSIÇÃO AMBIENTAL

Mais uma vez, a Secretaria do Meio Ambiente de Camacan, em parceria com o Instituto Uiraçu (Serra Bonita), está realizando uma série de atividades em comemoração à Semana da Mata Atlântica e o Dia do Meio Ambiente.
No cronograma da programação voltada às comemorações, está em destaque a Exposição “Olhares Atlânticos II”, que teve inicio na última segunda-feira (28), e vai até esta sexta, 1º de junho, na Biblioteca Publica Municipal, que já recebeu centenas de visitantes, a maioria deles alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com divulgação da prefeitura, a visita é aberta ao público, a partir das 10 horas.
Entre os objetos expostos encontram-se quadros do artista Ronilson Rodrigues, fotos, camisetas pintadas, gavetas com coleções de insetos secos e conservados, aves empalhadas e vídeos.

Quem ainda não participou das atividades terá a chance de conferir também a apresentação de teatro de rua “Assembleia dos Bichos”, que acontece nesta sexta-feira (01), na escadaria da Igreja Matriz de São Sebastião, a partir das 10 horas. A apresentação visa tratar de forma lúdica os assuntos relacionados ao meio ambiente. Já no domingo (03) haverá um passeio para observação da situação atual dos mananciais hídricos de Camacan, com saída marcada para às 8 horas, da Garagem Municipal, com destino a Jacarecí.

As atividades serão finalizadas 5 de julho (terça), quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Um festival de dança com a temática “Meio Ambiente” acontecerá no Centro Sócio Cultural Stélio Pereira de Andrade, a partir das 13h30.
*ASCOM – Prefeitura Municipal de Camacan.

terça-feira, 29 de maio de 2012

VISITANTES SE PREPARAM PARA MAIS UM SÃO JOÃO ANTECIPADO EM JACARECI

Falta menos de um mês para o São João antecipado do Distrito de Jacareci. E como vem acontecendo desde 2010, dezenas de conterrâneos da comunidade que residem em várias cidades do país, já estão de novo se preparando para visitar Jacareci e reviver as tradições das festas juninas que há vários anos, acontece na praça da feira.

São pessoas de diferentes localidades que se reúnem em grupo de amigos e familiares para chegar em Jacareci na semana do São João Antecipado e dar uma aquecida no dias que antecedem os festejos.

Com a chegada de tanta gente ao distrito, o comércio local também ganha um aquecimento nas vendas, já que por conta da presença de familiares vindos de várias partes do país lotam as casas dos moradores por alguns dias e semanas e com essa estadia, a população vivencia inesquecíveis reencontros.

Foi com esta finalidade de resgatar a auto-estima do então povoado, que em 2009, o blogueiro do Miolo baiano criou a campanha de motivação “Eu amo Jacareci” que percorreu dezenas de cidades e no São João de 2010, atraiu para a localidade um dos maiores públicos das festas juninas dos últimos 10 anos.Neste ano de 2012, aproveitando o crescimento do acesso á rede mundial de computadores, o Miolo Baiano acabou de colocar nas redes sociais a campanha NÃO DEIXO DE VISITAR JACARECI, com o objetivo de fixar ainda mais na cabeça de quem tem algum apreço pela pequena comunidade da região do cacau, o carinho e a hospitalidade com que o seu povo recebe os visitantes.

PARA FAZER PARTE DA CAMPANHA, BASTA COMPARTILHAR ESTA IMAGEM NO FACEBOOK.

DEPOIS DOS PROFESSORES, AGORA SÃO OS MÉDICOS BAIANOS QUEM AMEAÇAM PARAR

Os médicos federais na Bahia estão com paralisação programada para os dias 5 e 6 de junho para protestar contra a Medida Provisória 568/12, do governo, que altera planos de carreira, tabelas salariais e de gratificação da categoria. A decisão foi tomada em assembleia nesta segunda-feira (28) pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).
De acordo com Francisco Magalhães, do Sindimed, os médicos baianos também farão uma delegação para acompanhar uma audiência pública sobre o caso em Brasília. A ministra do Planejamento Miriam Belchior deve participar da audiência.
Os médicos também têm agendada uma reunião com o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, sobre a incorporação ao salário base da GID em seu valor máximo e a construção de um novo plano de carreira para os médicos ligados à Sesab. Na quarta à noite, o Sindimed tem nova assembleia para discutir as propostas da Sesab.
*Do Correio.

GOVERNO ABRE EDITAL PARA SELEÇÃO DE CISTERNAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes) inscreve até a próxima segunda-feira (4) para o edital do Programa Cisternas (Água para Consumo Humano), destinado a entidades do semiárido baiano. Elas serão responsáveis pela seleção de 19 entidades, que construirão 27 mil cisternas para consumo humano, além de fazerem capacitação das famílias, de agentes de saúde e de pedreiros.
Por meio da iniciativa serão construídas 27 mil cisternas de placas - com capacidade para 16 mil litros -, beneficiando um número igual de famílias no estado. O edital está publicado no site da Sedes.

O objetivo do programa é proporcionar acesso à agua potável, como componente fundamental da garantia da segurança alimentar e nutricional, para as famílias de baixa renda da região.
O programa é realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), totalizando um investimento de R$ 57,4 milhões, sendo R$ 6 milhões da Sedes e R$ 51,4 milhões do MDS.

*SECOM.

DIEGO SCHAUN DISPUTA MAIS UM PALCO NA NOITE PAULISTANA

A casa de shows Beco203 em São Paulo, conhecido como “Beco SP”, em parceria com a TNB estão realizando um festival com a promoção de bandas e artistas do Brasil inteiro, que se inscreveram e tiveram 11 selecionados, que ainda estão em votação na página da rede social facebook.
De todos que estão lá, os 3 mais votados farão um show no próximo dia 14 de Junho no “Beco SP”, localizado na famosa Rua Augusta da capital paulista. Dentre os 11 selecionados, está o cantor camacanense, Diego Schaun, o único da lista que representa o nordeste.
De olho na votação e dando um empurrãozinho na valorização de musico baiano, a galera de Camacan que está interligada, fazem uma corrente para atrair apoiadores que queiram dar uma ajudinha pra deixar Diego entre os mais votados e dar mais uma oportunidade de deixar o rapaz mandar o som da Bahia na noite paulistana.
Quem quiser votar em Diego, pode acessar agora o link abaixo e clicar em Diego Schaun. https://www.facebook.com/questions/442730745754468/?notif_t=question_answer

Vota lá!
É um dos nossos baianos que está conquistando seu espaço.
A votação acontece até o dia 05 de Junho.

O SÃO JOÃO DA BAHIA TEM INCENTIVOS "REAIS" DO GOVERNO



A Secretaria Estadual de Turismo divulgou a relação dos 100 municípios que tiveram projetos aprovados para o São João. O estado vai liberar R$ 4.230.000 para os festejos juninos deste ano. No sul da Bahia vão promover São João com recursos do governo do estado Coaraci, Una, Itapitanga, Gandu e Camacan. Desses, somente Gandu receberá R$ 50 mil. Os demais ficarão com R$ 30 mil cada.

Na tarde desta terça-feira (29), o blog tentou confirmar a informação com o Chefe de Gabinete da prefeitura de Camacan, mas as ligações não foram completadas.
Ainda de acordo com informações, os municípios que contarão com maior volume de recursos são Cachoeira, Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Macaúbas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Cada um desses municípios receberá R$ 100 mil para o São João deste ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, estão recebendo mais recursos as localidades com tradição nos festejos juninos.

*Com informações do A Região.

TRIBUNAL DA JUSTIÇA OBRIGA GOVERNO A PAGAR PROFESSORES EM GREVE

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou nesta segunda-feira (28) o pagamento dos salários dos professores da rede estadual, em greve há 49 dias, e a liberação do atendimento ao Planserv. A desembargadora Lícia de Castro Laranjeira emitiu liminar favorável ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), que pediu o “restabelecimento do pagamento imediato dos valores devidos viabilizando descontos de empréstimos consignados, inclusive referentes a previdência e imposto de renda, além de acesso dos docentes seus familiares e dependentes conveniados ao Planserv”, segundo publicação no Diário da Justiça do Estado da Bahia desta terça (29).

As alegações da APLB foram consideradas pertinentes pela desembargadora, que determinou o “cumprimento imediato da decisão concessiva da liminar”. “Convicta, atualmente, da presença do ‘fumus boni juris’ e do ‘periculum in mora’, concedo a liminar perseguida, possibilitando o restabelecimento imediato do pagamento dos salários dos professores, supostamente suspensos em decorrência do referido movimento paredista e, por conseguinte, o acesso dos conveniados ao Planserv”, escreveu Lícia.

*Do BN.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VAZOU A PROVÁVEL LISTA DOS COMPONENTES DE "A FAZENDA 5"

Já caiu na rede e tá na boca do povo, a lista que inclui 14 dos 16 participantes da quinta temporada do reality “A Fazenda”, que tem estreia marcada para o próximo dia 29, às 22h15, na emissora de Edir Macedo.
A lista está mais mista que edições anteriores, desta vez o grupo contará com as presenças de atores, cantores, Drag Queen e dançarinas, entre eles um árbitro, o baiano, Diogo Pombo. Confira abaixo, alguns nomes:
Ângela Bismarchi
Diego Pombo
Felipe Folgosi
Gretchen
Léo Aquila
Mulher Moranguinho
Nicole Bahls
Ralph Santos
Robertha Portella
Simone Sampaio
Shayene Cesário
Sylvinho Blau Blau
Vavá
Viviane Araújo

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROPAGANDA DE ANIVERSÁRIO DE CANAVIEIRAS VIRA GAFE DO PREFEITO

Em tempo de comemorações dos 121 anos de Canavieiras, alguns sites da região sulbaiana, aproveitaram o que se chamaria de uma possível gafe do prefeito Zairo Loureiro para divulgar uma peça publicitária de promoção da prefeitura da cidade com o que eles dizem ser erro de imagem, já que o chefe do executivo municipal aparece na imagem cumprimentando a população de Canavieiras, tendo como pano de fundo, uma imagem da cidade de Ilhéus.
Falando com Miolo Baiano, o blogueiro perguntou ao prefeito se o erro da propaganda foi proposital para gerar mídia, o Sr. Loureiro garantiu que não, que a vista que aparece na publicidade não é da terra da Gabriela. “O que estão falando nos blogs, não é real. A imagem é realmente de Canavieiras. É uma foto que não tem muita divulgação e, por Canavieiras ser penísula como Ilhéus as imagens se confundem, já que aparecem em ângulos semelhantes”. garante o prefeito que diz que a polêmica fora causada apenas por comunicadores de oposição.

COMEMORAÇÕES
Repetindo a explicação que deu ao Miolo Baiano por ocasião do carnaval, onde disse se preocupar em poupar os recursos públicos do seu governo, fazendo um carnaval sem muita gastança, as comemorações de aniversário não será diferente. Zairo afirmou ao blog que os 121 anos será comemorado apenas de forma cívica.
De modo que nesta sexta, dia de comemoração oficial haverá Solenidade na Câmara Municipal, também na sexta, haverá Missa Solene e iniciará uma série de eventos alternativos que prosseguirá até o domingo.

NESTE DIA 25, CANAVIEIRAS ESTÁ EM FESTA!

Esta semana, a conhecida cidade dos caranguejos, Canavieiras, comemora aniversário de emancipação política.
Cannes da Bahia, como é chamada nos municípios vizinhos, é uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
O município criado com território desmembrado de Ilhéus, e a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832, em 1891 adotou a data de 25 de maio para comemorar sua emancipação.
Nesta quinta (25), a população celebra mais um ano de sua história.
Não bastasse a riqueza histórica da localidade que guarda os registros de gerenciar outros municípios menores quando nos tempos de suas respectivas criações (emancipação); Canavieiras conserva ainda o charme da arquitetura colonial que a fez tornar o cenário real das regravações da novela que imortalizou o célebra Jorge Amado, Gabriela que será apresentada pela rede globo a partir do próximo mês de junho.

*Foto-montagem do site Grauca 4x4.

BAHIA ABRE VAGAS REMANESCENTES PARA PROUNI

A Secretaria Estadual de Educação está realizando um novo processo seletivo em 27 municípios para preencher 1.693 vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos.
As inscrições são gratuitas e podem feitas pelo site www.educacao.ba.gov.br até sexta-feira, 25. Para concorrer à vaga, o candidato precisa estar regularmente matriculado no terceiro ano do ensino médio.
Pode ainda estar no quarto ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual ou municipal. Também pode matricular-se quem está cursando do sexto ao nono ano.
No total, o Programa Universidade para Todos está disponibilizando, neste ano, 22.840 vagas distribuídas em 158 municípios. No sul da Bahia, o programa é executado pela Universidade Estadual de Santa Cruz.
As vagas são para municípios como Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itapé, Itajuípe, Barro Preto, Coaraci, Camacan, Canavieiras e Ibicaraí.
*Com informações do A Região.

ÁGUIA BRANCA SUSPENDE VIAGENS PARA CAPITAL DURANTE GREVE



Águia Branca divulgou uma nota pública em que confirma a suspensão temporária das operações das linhas entre cidades do interior e a capital baiana enquanto durar a greve dos rodoviários nas regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana. “A medida visa à proteção e segurança de seus funcionários e passageiros”.
A empresa assegura que as operações nestas linhas retornam quando foram garantidas “condições seguras para a realização das viagens”. A direção da Águia Branca informa que, na Bahia, opera 59 linhas intermunicipais com destino a Salvador.
“Por isso, a empresa lamenta a necessidade de ter que deixar, nesse período, de atender a milhares de passageiros que precisam se deslocar até a capital baiana”.

SERVIÇO: A Águia Branca disponibiliza o telefone 0800 725 1211 para informações e orientação aos clientes.


NOTA
A Viação Águia Branca informa que está impossibilitada de realizar as viagens intermunicipais na Bahia que têm como origem e destino a cidade de Salvador em razão do estado de insegurança gerado pelo movimento grevista do Sindicato dos Rodoviários de Salvador.
A empresa ressalta que a medida visa à proteção da integridade física e à segurança de seus funcionários e passageiros e afirma que essa decisão será mantida até que haja condições seguras para a realização das viagens.
Diariamente, a Águia Branca opera 59 linhas intermunicipais com destino a Salvador. Por isso, a empresa lamenta a necessidade de ter que deixar, nesse período, de atender a milhares de passageiros que precisam se deslocar até a capital baiana.
A Viação Águia Branca conta com a compreensão de todos os passageiros e espera que as viagens retornem à normalidade o mais breve o possível. O passageiro que quiser mais informações poderá se comunicar com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 725 1211.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MEC TIRA PROUNI DE FACULDADE BAIANA


A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação desvinculou a Escola Superior de Estatística da Bahia (Eseb) do Programa Universidade para Todos (ProUni). O despacho assinado pelo secretário Amaro Henrique Pessoa Lins foi publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União.
De acordo com o Despacho nº 8, a decisão foi tomada após processo administrativo instaurado para apurar “a responsabilidade da instituição acerca de indícios de descumprimento das obrigações assumidas no Termo de Adesão ao Programa Universidade para Todos”.

O documento publicado pela Sesu não informa quais compromissos teriam sido descumpridos pela Eseb. A instituição terá prazo de dez dias, contados a partir de hoje, para a interposição de recurso.
O afastamento do ProUni é de quatro anos, segundo prazo instituído por lei para que uma entidade desvinculada possa retornar ao programa. Nesse período, a escola não poderá ofertar novas bolsas de estudo. Os estudantes beneficiados atualmente, no entanto, continuarão gozando do benefício, até a conclusão dos cursos.
*Fonte: Agência Brasil.

A CONAB COMEÇOU DISTRIBUIR ALIMENTOS NOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA

Duas mil toneladas de feijão e mil toneladas de arroz começaram a ser distribuídas esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a municípios baianos afetados pela estiagem - a maior dos últimos 30 anos. Até o momento, 242 cidades decretaram estado de emergência e a estimativa é que cerca de 2,7 milhões de pessoas tenham sido afetadas.
De acordo com o governo da Bahia, na unidade de Irecê, foram disponibilizadas 1,8 mil toneladas de feijão e 900 toneladas de arroz. Em Ribeira do Pombal, estão à disposição dos municípios cadastrados 200 toneladas de feijão e 100 toneladas de arroz.

A meta é que sejam carregados até 12 caminhões por dia (120 toneladas), cada um destinado a uma prefeitura diferente. Para que os itens sejam retirados nas unidades da Conab, a cidade precisa fazer o agendamento, por telefone, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

O arroz é produzido pela agricultura familiar do estado do Tocantins e o feijão já fazia parte do estoque da Conab.

O governo da Bahia informou ainda que as cidades em situação de emergência por causa da seca também vão começar a receber esta semana assistência de carros-pipa. Ao todo, R$ 12,8 milhões em recursos federais foram disponibilizados.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, responsável por projetos de ampliação da oferta hídrica em 407 municípios do estado, vai entrar como executora no processo, garantindo o fornecimento de água potável por meio de carros-pipa.

*As informações são da Agência Brasil.

SECRETÁRIOS BAIANOS DISCUTEM A CONVIVÊNCIA COM A SECA NO ESTADO

Na manhã desta terça-feira (22), aconteceu no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, o II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura. O evento, que reuniu centenas de secretários de Agricultura, teve o objetivo de explicar e discutir a operacionalização das ações emergenciais e estruturantes que o governo está adotando, e ouvir as sugestões dos titulares das pastas municipais.
O II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura caracterizou-se como uma reunião de trabalho, contou com a participação, do titular da Seagri, dos chefes de gabinete da secretaria de Relações Institucionais, da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, da Seagri, do superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, da superintendente da Conab na Bahia, do presidente da Cerb, do coordenador estadual do DNOCS, diretor geral do Inema, e do coordenador da Cordec.
Participaram também os superintendentes da Seagri e diretores e presidentes da Bahia Pesca, EBDA, Adab e CDA, órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura.
Durante todo o dia, os representantes de todos esses órgãos apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo e responderam às perguntas formuladas pelos secretários, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação, fazendo com que os agricultores atingidos pela seca sejam atendidos na ponta.
*Seagri.

terça-feira, 22 de maio de 2012

CÂMARA RECONHECE ESFORÇO SOCIAL DO RADIALISTA AGNALDO SANTOS

O radialista Agnaldo Santos, que apresenta o Programa a Hora do Povo na Regonal Sul FM de Camacan, que também é proprietário e editor do site "O Tempo Jornalismo" foi agraciado com uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal do município.
O reconhecimento da casa legislativa ao trabalho do profissional da comunicação se deu pelo empenho que Agnaldo tem empreendido em promover uma grande ação solidária em benefício de um garoto que sofre de uma doença degenerativa e seus familiares não possuem recursos suficientes para garantir o tratamento do mesmo.


No texto em que cita os motivos do reconhecimento dos vereadores ao comunicador, a presidência da casa fez questão de citar um pequeno trecho de informações da real situação da criança onde diz: "O menino Julian é uma criança de 9 anos, que tem enfrentado juntamente com sua família grandes problemas, portador de obesidade mórbida, e uma enfermidade que teve início em 2006, a qual tem intrigado médicos da região Sul da Bahia. O garoto já pesa mais de 70 kilos, não fala não anda e está parcialmente sem visão".

*Com informações da RBN - Foto do Arquivo Miolo Baiano.


ATUALIZAÇÃO: Após publicado esta postagem de consideração dos vereadores ao colega blogueiro, Agnaldo Santos eu, editor do Blog do Miolo Baiano fui informado (via e-mail) e constatei a publicação de uma reportagem publicada pelo site do referido homenageado na qual cita meu nome como responsável pela homenagem ao Ex-presidente Lula.

Ao meu colega de blogosfera e comunicação, informo que nossa matéria não se trata apenas de uma troca de gentileza, mas sim de um ato de respeito a sua atuação profissional.

Respeitosamente, Dodô Ivan Nilton .

HOMENAGEM AO PRESIDENTE LULA É APRESENTADA POR BLOGUEIRO BAIANO

Por Gaspar Bispo.
Esta semana(segunda-feira,21) nosso Cerimonialista e blogueiro do Miolo Baiano, Ivan Nilton (Dodô) foi convidado para ser o Mestre de Cerimônias da Sessão Solene que homenageou o Presidente Lula, em São Paulo. Muito emocionado, o especialista em Planejamento e Organização de Eventos, que desde a apresentação a documentação de homenagem ao ex-presidente acompanhou e desenhou a solenidade que reuniu cerca de duas mil pessoas na câmara da cidade, comandou com muito êxito os protocolos e rituais a altura da nobreza do evento.

Na ocasião, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com três das quatro honrarias que a casa legislativa concede a seus ilustres nomes.
Na mesma solenidade, o "sempre presidente" como foi apresentado pelo Mestre de Cerimônias, recebeu o Titulo de Cidadão Paulistano, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo.Em uma cerimônia recheada de personalidades e autoridades de dezenas de partidos políticos e outras entidades de classes, o plenário principal ficou completamente lotado de pessoas anônimas, militantes, vereadores, prefeitos, governadores e senadores do Estado de São Paulo e alguns estados do nordeste, que foram até a capital paulista para prestigiar a grande homenagem da maior cidade da américa latina ao que chamaram de "imortal Lula".


De lá do alto de sua posição e experiência profissional de vários anos de dedicação, prática e formação, o nosso Dodô encheu de orgulho a todos nós seus colegas de area de atuação nos eventos e deixou seu povo e conterrâneos baianos envaidecidos de vê-lo no comando de tão alta responsabilidade quando o país inteiro assistiu os melhores momentos do evento pelos telejornais de todo Brasil, além dos mais de 12 mil internautas que acompanharam em tempo real a transmissão da cerimônia que ele elegantemente conduziu.
-Parabéns Dodô. Nós também temos orgulho de termos estudado e aprendido muito com você.

MARINHA DE ILHÉUS PROCURA POR PESCADOR DESAPARECIDO NA TARDE DESTA SEGUNDA



Um pescador desapareceu no mar durante um princípio de naufrágio no litoral próximo da cidade de Una, na tarde desta segunda-feira (21). A vítima, identificada apenas como Marcelo, estava em um barco com outros três pescadores quando o grupo achou que a embarcação estava afundando durante um temporal por volta das 17h de ontem.
Segundo agentes da Delegacia de Canavieiras, onde o caso foi registrado às 21h desta segunda, os próprios pescadores da região realizam buscas pelo pescador ao longo desta terça-feira (22).

De acordo com relato dos outros envolvidos no incidente, três homens, incluindo Marcelo, caíram no mar durante o temporal. Mais tarde, o único pescador a permanecer no barco, que não teve o nome divulgado, voltou ao local para resgatar os colegas, mas não encontrou Marcelo.
Os pescadores já acionaram a Marinha em Ilhéus para ajudar nas buscas pelo pescador. Procurada pela reportagem do Correio da Bahia, a instituição ainda não se pronunciou sobre a ocorrência no Sul da Bahia.

*Fonte: Correio.

EM ARATACA UM HOMEM FOI MORTO E TEVE CORAÇÃO ARRANCADO

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (21), na fazenda Belo Horizonte, em Arataca. A vítima é Sebastião Ferreira de Jesus, de 24 anos, natural de Mascote. O jovem foi atacado com pauladas e em seguida enforcado.
Após o homicídio, a vítima teve parte do coração e do fígado arrancados. Um pedaço da orelha de Sebastião também foi cortada. Após o crime, o corpo do rapaz foi lançado dentro de uma cisterna.

O crime ocorreu por volta das 17h30 do domingo (20). Três suspeitos foram presos na manhã desta segunda em Camacan.Um dos suspeitos, identificado como Albano Neves Barbosa, 31 anos, afirmou que Sebastião estava flertando com a esposa dele e por isso teria dado pauladas no jovem e o enforcado, mas ele negou ter arrancado e comido os órgãs da vítima. Também foram presos Edvaldo Barbosa dos Santos, 46 anos, e José Ribeiro dos Santos, cunhado de Albano. Estes dois apontam Albano como autor único do crime.

Segundo os presos, Albano teria retirado um pedaço do coração e do fígado e tentado obrigar os dois a comerem os órgãos. Por volta de 1h da manhã, a polícia chegou ao local, o suspeito estava cozinhando o coração de Sebastião em uma panela. Ao avistar os policiais, Albano atirou o coração em meio aos matos.
*Informações Radar Noticias

DE 23 À 26 DE MAIO TEM EVENTO DE CAPOEIRA PRA CAMACAN E REGIÃO

Há 15 anos desenvolvendo atividades em Camacã, o Grupo Capoeira Raça realiza o seu XVI Batizado, Troca de Cordéis e Formatura. O evento, coordenado pelo Contra-Mestre Geladeira, com o apoio da Coordenação Municipal de Cultura, será realizado entre os dias 23 e 26 de maio, com a maior parte da programação concentrada no Centro Sócio-Cultural Stélio Pereira de Andrade (CSCSPA).
Cerca de 100 alunos participarão do evento, que contará ainda com a presença de representantes de grupos de capoeira das cidades de Salvador, Santiago do Chile, Maringá, Cachoeira, Feira de Santana, Itabuna e diversas outras localidades. Toda a comunidade está convidada a participar deste encontro, que terá atividades bastante variadas conforme segue programação abaixo.
Batizado - É o ritual em que o aluno participa da sua primeira roda oficial com um capoeirista mais graduado, formalizando a sua entrada na capoeira. Já troca de cordéis é a cerimônia onde o aluno recebe uma nova corda para amarrar na cintura, de uma cor diferenciada da anterior, simbilizando a mudança do seu nível enquanto capoeirista.
*Texto da Coordenadoria de Cultura.

PREFEITO DE PORTO REUNE LIDERANÇAS DO PT PRA AVALIAR GESTÃO

O prefeito de Porto Seguo, Gilberto Abade se reuniu com integrantes do Partido dos Trabalhadores, na sede do Diretório.
No encontro, Abade comentou sobre as obras e demais realizações do seu governo, que vem transformando a realidade de Porto Seguro, promovendo melhoria na qualidade de vida de milhares de famílias, principalmente as de baixa de renda. "Não há argumento que conteste esse trabalho", ele enfatizou.
Entre outros assuntos, foi discutido como o PT poderá participar na construção do atual projeto político. Os dirigentes petistas destacaram que o governo Abade tem feito toda a diferença no município.
A expectativa é a de que o diálogo entre ambas as partes deve se intensificar.

*FONTE: Secom PMPS.

SECRETÁRIO BAIANO PEDE QUE DILMA NÃO VETE O NOVO CÓDIGO

O presidente do Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, titular da pasta na Bahia, encaminhou manifesto à presidente Dilma Rousseff, solicitando-lhe que não vete o Código Florestal. No documento, aprovado pelos secretários Salles pondera que se há pontos polêmicos, como a questão da anistia das multas e da recuperação das APPs, que eles fiquem para debates posteriores.
O presidente do Conseagri considera que “vetar o Código Florestal, fruto de árduo e exaustivo trabalho de toda a sociedade civil brasileira ao longo desses últimos anos, aprovado no último mês, seria um grande retrocesso”.
*Informações da Seagri.

SALVADOR É CONFIRMADA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Na noite de segunda-feira (21), durante reunião do Comitê Executivo da Fifa, na Hungria, Salvador foi confirmada na Copa das Confederações. Além da capital baiana, sediam a competição: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife.
Segundo a Fifa, no dia 30 deste mês, durante uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, serão anunciados a tabela de jogos e os horários das partidas da Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho de 2013.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

BLOGUEIRO É CONVIDADO PARA APRESENTAR CERIMÔNIA DE HOMENAGEM AO PRESIDENETE LULA

A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa dos vereadores Alfredinho (PT) e José Américo (PT), realiza nesta segunda-feira (21) uma sessão solene para homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Título de Cidadão Paulistano, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A sessão acontece no plenário 1° de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo no site da Câmara Municipal de São Paulo (clique aqui para assistir).
O Título de Cidadão é uma homenagem concedida pelos vereadores a pessoas que, mesmo não sendo naturais daquele município, tenham desenvolvido sua trajetória na cidade que o homenageia. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de cidadãos que tenham de alguma forma contribuído para seu desenvolvimento. A iniciativa deste título partiu do vereador Alfredinho (PT) que, assim como Lula, é originário das lutas sindicais do ABC. “A história de Lula é um exemplo para toda uma geração. Sem dúvida alguma estamos diante de uma grande referência para aqueles que, como eu e a grande parte dos cidadãos deste País, sonham em construir uma sociedade em que não haja miséria, exploração ou desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas”, declarou o vereador.
A solenidade será apresentada pelo Blogueiro do Blog do Miolo Baiano, que atua no cerimonial da casa legislativa e é cerimonialista.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMEÇA A VALER A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.

Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.

Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita. Antigamente, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Cabia à chefia dos órgãos decidir sobre a liberação dos dados.

Com a lei, o cidadão pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa.

O servidor público que se recusar a fornecer informação requerida, a fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente.

*Da Agência Brasil.

terça-feira, 15 de maio de 2012

"PARCERIA AMURC E UNIUBE" TRAZ NOVAS OPORTUNIDADES DE CAPACITAÇÃO

A qualificação da mão de obra, e consequentemente o desenvolvimento sustentável do Agronegócio na região norteia a parceria firmada esta semana entre a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e a Uniube – Itabuna, unidade de educação a distância que dispõe de curso superior tecnológico no setor, hoje responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
O convênio visa facilitar a inserção de trabalhadores ligados ao setor de Agronegócio para a sua capacitação profissional, e de acordo com o presidente da Amurc e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado favorece ao desenvolvimento do setor nas regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, tendo em vista a necessidade de diversificação da cultura.

O curso Superior em Tecnológico de Agronegócio tem a duração de dois anos e meio, com encontros presenciais mensais ou quinzenais, conforme oferta para a turma, no polo determinado, na forma de oficinas de apoio à aprendizagem e seminários e provas presenciais. O projeto completo será apresentado na V Reunião Itinerante da Amurc aos municípios associados no dia 18, na cidade de Jussari.

*Fonte: Amurc.

EUNAPOLIS ABRE NOVAS 450 VAGAS PARA RECEBER PRESOS DA REGIÃO



O município de Eunapolis acaba de ganhar um novo presídio, o equipamento foi inaugurado pelo Governador Wagner no sábado(12).
Com um investimento de R$ 13 milhões com área de 7.200 metros quadrados no bairro Vista Alegre. Ele já deve receber ocupantes.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, serão transferidos para o presídio 200 detentos da cadeia de Porto Seguro, 100 da cadeia de Eunápolis e 150 que estão no presídio de Itabuna.
O presídio pode receber até 465 presos e é administrado em regime de cogestão pelo Estado e uma empresa a ser definida por licitação até junho, quando suas atividades serão iniciadas.
O diretor do presídio será nomeado pelo estado, comandando uma equipe da empresa. "O sistema já funciona em vários lugares do Brasil e aqui na Bahia há mais de cinco anos," explica Duarte.

*Fonte: A Região.

SALVADOR VAI GANHAR UM NOVO COMPLEXO DE EVENTOS

Já está pronto o anteprojeto para transformar o Parque de Exposições de Salvador na Casa do Campo e da Música, que será um dos maiores complexos de eventos do Brasil.

O anteprojeto contempla a instalação de sedes para todas as associações de criadores, onde os agropecuaristas poderão acessar serviços num mesmo local, que terá administração conjunta.

O projeto foi apresentado ao secretário estadual da Agricultura, durante reunião de trabalho realizada na Seagri com representantes de todas as associações da música e da pecuária baiana.

De acordo com as primeiras informações divulgadas, está prevista também a implantação de um centro administrativo da agropecuária, com instalações da EBDA, Adab, Bahia Pesca e CDA. Haverá áreas para a realização das exposições agropecuárias, e equipamentos modernos para a realização de eventos da música e culturais, além de formaturas.

*Com informações da ASCOM Seagri.

SENAI-BA OFERECE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-BA comunica a abertura do processo seletivo para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica. Serão ofertadas 3.082 vagas, distribuídas em 19 municípios.
As inscrições poderão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, no período de 9 a 23 de maio de 2012, ou até atingida a quantidade máxima de 10 inscrições por vaga, pelos sites WWW.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou WWW.unibrasilvestibulares.com.br.
Pra se inscrever, os candidatos devem ter Ensino Fundamental II Completo e, no ato da matrícula, ter a idade de 17 anos e 6 meses a 21 anos. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo.
As provas serão realizadas em 3 de junho de 2012.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Senai-BA.

CAMPEÃO ESTADUAL 2012: O Glorioso Bahia!

Chegou ao fim o jejum do futebol do Bahia Futebol Clube. Depois de 11 anos sem levantar a taça do Campeonato Baiano, o glorioso Bahia arrancou um empate de 3 a 3 com o Vitória e se consagrou campeão estadual em 2012.

Apesar de ter um dia de clássico, ofuscado pelo Dia das Mães, as duas equipes da partida proporcionaram ao torcedor presente nas arquibancadas um clássico recheado de emoção e, na contramão, protagonizaram um duelo marcado pela violência e pela confusão entre os ateltas.

*Do Bahia Noticia.

DIOCESE DE ILHÉUS CONVIDA COMUNICADORES PARA ENCONTRO COM BISPO

Na próxima quarta-feira, dia 16, o Bispo Diocesano de Ilhéus Dom Mauro Montagnolli, terá uma reunião com comunicadores, na qual o religioso vai oferecer um coquetel a diversos profissionais de comunicação.
O evento acontece a partir das 18 horas, no salão da Catedral São Sebastião e tem como principal objetivo, celebrar o 46º Dia Mundial das Comunicações que este ano tem como tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
Segundo informações divulgadas pela mídia eletrônica, todos os comunicadores, educadores e acadêmicos estão sendo convidados a participar. A proposta do Bispo é proporcionar um momento de reflexão com os comunicadores em relação a sua práxis e os desafios da cibercultura. A Diocese de Ilhéus celebra, no proximo ano (2013), cem anos de criação com o tema: o que vimos e ouvimos nós anunciamos (1Jo 1,3), cuja a programação vem sendo efetivada deste 2011.
*Com informações do blog Rapazoi.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CRÉDITO ESPECIAL PARA AGRICULTORES DA REGIÃO DA SECA

Os agricultores familiares baianos dos 232 municípios que decretaram situação de emergência por causa da seca poderão sacar, a partir desta segunda-feira (14), nas agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o crédito emergencial. A informação foi prestada pelo superintendente estadual da instituição, Nilo Meira Filho, durante reunião com o secretário estadual da Agricultura.
Com juros de 1% ao ano para pequenos agricultores (até R$12 mil), e de até 3,5% ao ano para os grandes (de R$12 mil a R$100 mil), os recursos serão utilizados como capital de giro, investimento e custeio para todas as despesas inerentes à agricultura e agropecuária, demandas urgentes e comuns aos agricultores dos municípios que decretaram estado de emergência.
De acordo com informações do BNB, os produtores inseridos nos demais grupos do Pronaf, com faixa entre R$ 2,5 mil e R$ 12 mil, após seguirem as mesmas recomendações, terão as propostas aprovadas em até 48 horas pelo agente financeiro, com desembolso imediato. Em relação a valores entre R$ 12 mil e R$ 100 mil, este prazo se estende, e o banco tem até dez dias para liberação dos recursos. Todos os beneficiários terão até oito anos para pagar e três anos de carência.
*Informações da ASCOM.

MENSAGEM A TODAS MÃES DO MIOLO BAIANO


NESTE FIM DE SEMANA CAMACAN RECEBE OS SKATISTAS AMADORES DA REGIÃO

Acontece neste sábado (12) e domingo (13) a II Etapa do Campeonato Skate Protest, evento que faz parte do Circuito Sul Baiano de Skate amador. A competição será realizada na praça Mário Batista, a partir das 14 horas. O evento é organizado pelo Grupo de Skatistas de Camacan (GSC), com o apoio da Diretoria Municipal de Esportes.
Competidores de diversas localidades, como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Jequié, Salvador e outras cidades estarão presentes. Eles irão competir pelas categorias iniciante, amador 2 e amador 1, o mais avançado dos níveis.
O vencedor será premiado com um netbook.
Além de skate, também haverão apresentações de Slackline (corda-bamba) e BMX Street (acrobacias em bicicletas).
Segundo Eliseu de Souza, lider do GSC, “os nossos objetivos maiores são fazer com que este esporte cresça na região e conseguir um espaço para o skate em Camacã. Nós sonhamos com uma pista aqui na cidade”, afirma.
*Informações da Ascom - PMC.

SECRETÁRIOS DO NORDESTE PEDEM RECURSOS AO BNDES PARA AMENIZAR A SECA

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles e oito secretários dos estados do Nordeste e o de Minas Gerais, reuniram-se durante esta semana no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e seus diretores, reivindicando recursos não reembolsáveis para ações estruturantes para o semiárido nordestino.
No encontro, o secretário da Agricultura da Bahia informou que os recursos solicitados não são somente para este momento, mas para os próximos anos, para financiar programas de inclusão produtiva e de retenção de água, os secretários nordestinos reivindicaram ao BNDES recursos para construir pequenas barragens subterrâneas e superficiais para perenizar diversos rios e riachos nos estados nordestinos; construção de biofábricas nos estados do Nordeste para produção de mudas, com alto padrão genético e sanidade, de palma, sisal, umbu, caju, manivas de mandiocas e de outras culturas toleantes à seca, para doação aos agricultores familiares, e para sistemas de irrigação simplificados de dois hectares para comunidades de agricultores familiares visando a produção de hortaliças, grãos e frutas.

SECRETÁRIO BAIANO GANHA PROGRAMA DE RÁDIO NOS MOLDES DO CAFÉ COM A PRESIDENTA

Desde esta quinta-feira, dia 10, diversas rádios baianas passaram a apresentar o programa “Encontro com Gabrielli”. Um programa com uma séries de comentários com duração de aproximadamente três minutos, onde o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, daqui pra frente, falará sobre as principais ações da sua pasta e fará análises sobre a conjuntura econômica e pesquisas, como as de emprego e desemprego, comércio varejista, indústria e resultados do PIB (Produto Interno Bruto), além de avaliar os acontecimentos da economia brasileira e internacional. Tudo numa linguagem simples para que a população baiana possa compreender como esses resultados, fatos e índices interferem no seu cotidiano.
De acordo com a Seplan, o programa será semanal, indo ao ar sempre às quintas-feira. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Seplan, o conteúdo será distribuído sem qualquer ônus para rádios em diversos municípios baianos e também estará disponível para download gratuito no site da Secretaria do Planejamento (http://www.seplan.ba.gov.br/). Contatos e sugestões podem ser feitos através do e-mail encontrocomgabrielli@gmail.com.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROJETO DE URUÇUCA SERÁ DESTAQUE NA RIO+20

Desde que a vassoura de bruxa assolou as plantações da região cacaueira no início da década de 1990. A queda de produção e de valor de produto levou milhares de produtores à falência.
À época, Uruçuca foi o primeiro município da região a ser infectado com o fungo causando êxodo rural e abandono de terras. De lá para cá, a cidade assim como outros municípios, viveu agricultura enfraquecida até o surgimento do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).
Hoje, a agricultura familiar, é uma vertente agrícola que fomenta uma diversificação e desperta renda com sustentabilidade através do elo familiar. Programas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) se põem como catalisadores, como uma luz no túnel no Pós- Vassoura de Bruxa. Uruçuca é referência na logística desses programas que lhe rendeu premiação e reconhecimento nacional.

Histórias como essas devem servir de exemplo quando se conduz programas federais de forma reta e ilibada como a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca.

Expondo os resultados positivos de toda atividades pensadas como solução,a FNP vai exibir um vídeo de 10 minutos de título “Bolo na Roça: Um Doce Caminho” representa o protagonismo feminino, a política de parcerias e o empreendedorismo e vai disponibilizar um estande com espaço para Boas Práticas, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, RIO+20.
*Texto do Jornal O Sollo.

CANAVIEIRAS ENSINA JOVENS APICULTORES EM INTERCÂBIO

Esta semana, a premiada Unidade de Processamento de Pólen de Canavieiras, pela Coaper, recebe um grupo jovens filhos de agricultores familiares inseridos na apicultura através do Projeto “Trilha Juventude no Campo” para conhecer a produção de pólen apícola no município.
O município de Canavieiras é referência nacional no ramo de pólen, devido à alta qualidade do produto, já premiado várias vezes em nível nacional e a presenças dos aprendizes do mel, faz parte de um intercâmbio técnico e reunirá cerca de 30 pessoas dos municípios de Coaraci, Almadina e Ilhéus, levados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA).
O projeto também conta com o apoio da Associação dos Apicultores da Região Cacaueira (AARC).
*Com informações de O Sollo - Imagem ilustrativa.

WAGNER FAZ PARTE DE GRUPO JUDEU QUE TERÁ AUDIÊNCIA COM PAPA

O governador Jaques Wagner nesta quinata-feira (10), se une a um grupo de representantes de comunidades judaícas em Roma, para um encontro com o papa Bento XVI.

A reunião que terá a presença do governador baiano, é liderada pelo Congresso Judaico Latino-Americano, entidade que reúne comunidades judaicas da América Latina, a fim de estreitar os vínculos entre judeus e católicos.

Com sua ida a Itália, o judeu Wagner, faz parte de um seleto grupo que compõe a delegação que participará da audiência privada que o Congresso Judaico Latino-Americano manterá com o Papa Bento XVI, na quinta.

Foi o próprio para quem fez o convite à entidade, reconhecendo a importância do diálogo inter-religioso e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Congresso Mundial Judaico (CMJ), federação internacional que reúne e representa as comunidades judaicas e organizações em todo o mundo.

*FOTO ILUSTRATIVA.

DOZE CIDADES BAIANAS FICARÃO SEM FESTA DE SÃO JOÃO

A União dos Municípios da Bahia (UPB) informou que, até o momento, 12 cidades cancelaram festas de São João por causa da seca.
Nesta terça-feira (8), representantes de 17 localidades da região de Feira de Santana se reuniram para debater o assunto.
Todos os prefeitos que estiveram no encontro anunciaram a manutenção dos festejos juninos. As cidades que decidiram não comemorar a data com festa, segundo a UPB, são Miguel Calmon, Barrocas, Tucano, Várzea do Poço, Nova Fátima, Tapiramutá, Caém, Mundo Novo, Serrolândia, Várzea Nova, Mirantes e Valente. A conta pode ser ainda maior, já que o prefeito de Guanambi, por exemplo, também anunciou o cancelamento do São João. Mesmo com a seca, no entanto, o São João será realizado em sete de 11 cidades que têm os festejos mais tradicionais. Em alguns casos, haverá redução no número de dias de festa. *Informações do Correio.

RAPAZIADA DE CAMACAN SE PREPARA PARA O 2º SKATE PROTEST

Ano próximo fim de semana, a juventude de Camacan que é ligada nos esportes radicais, vai extravasar as energias no “Camacan Skate Protest II” mais uma Etapa do Circuito Sul Baiano de Skate Amador, que acontece nos dias 12 e 213 de Maio com as presenças de sketistas feras do Sul da Bahia.
De acordo com informações da Diretoria de Esporte da prefeitura, no sábado, o evento começa às 14 horas, e no domingo, as 9:00 da manhã.
O palco das atividades será a Praça Mário Batista.


ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE PEDE O VETO DE DILMA AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

A campanha "Veta Dilma" de pedido a presidenta da república para vetar parte do documento que trata da reforma do novo código florestal, já se estendeu por vários setores de diversas capitais do país, com destaque nas redes sociais, que pedem para os internautas de todo Brasil aderirem ao movimento dos não apoiadores da tal reforma.
Na internet por exemplo, o cidadão brasileiro que não concordar com o novo código pode assinar um manifesto liderado pelo Greenpace.

A meta da ONG é arrecadar 1 milhão e 400 mil assinaturas para impedir a aprovação do documento, mas até o inicio do evento internacional RIO+20, a organização quer ter ao menos 300 mil assinaturas para acelerar as discussões contrárias a aprovação do código.

Nesta terça-feira, os ativistas do Greenpeace projetaram feixes de laser sobre as torres do Congresso Nacional para protestar contra o novo Código Florestal já aprovado pela Câmara dos Deputados.O Código está sob a análise do Executivo, que tem até 25 de maio para sancionar o texto, com vetos ou não.
A presidenta Dilma Rousseff deverá vetar parcialmente o Código Florestal, de acordo com o ex-ministro e atual secretário estadual de Ambiente do Rio, Carlos Minc, que esteve com a presidente na manhã desta quinta-feira.
OS INTERESSADOS EM ASSINAR O "VETA DILMA" DO GREENPACE, PODEM ACESSAR O LINK:http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Codigo-Florestal-veta-Dilma1/

*Com informações do IG.

CÂMARA DE SÃO PAULO PREPARA HOMENAGENS AO EX-PRESIDENTE LULA

Para marcar o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à política brasileira, o Vereador Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, seu ex-colega na indústria metalúrgica e no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, realizará neste mês de maio, a entrega do Titulo de Cidadão Paulistano.
A solenidade vai acontecer no próximo dia 21, na Câmara Municipal de São Paulo e contará com as presenças de diversas personalidades, autoridades e importantes lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores, além de centenas de militantes e outros cidadãos simpatizantes do “sempre presidente” Lula.
O Projeto da Honraria foi apresentado pelo vereador petista no ano passado e ficou aguardando a melhora do quadro de saúde do homenageado para decidir quanto a data de entrega.
Já em ritmo de execução, esta semana a assessoria do vereador proponente, em conjunto com o Cerimonial da casa legislativa e o Instituto Lula, deram início aos preparativos para a cerimônia que se dará no Plenário Principal da câmara, ao final da tarde da segunda-feira (21).