quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pesquisa aponta: OS NORDESTINOS SÃO OS POVOS MAIS FELIZES DO BRASIL


Já diz a música de Daniela Mercury: Azul que é a cor de um país que cantando ele diz que é feliz e chora. "A gente dança a nossa dança".

Mas, apesar de sofrer com a alta desigualdade social, a Região Nordeste é a mais feliz do Brasil, segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea) nesta terça-feira,18. Com nota média de 7,38, a região possui melhor felicidade relativa em comparação ao Sul (7,20) e Sudeste (6,68).

Levando em conta medidas objetivas e subjetivas de bem-estar, o instituto entrevistou em outubro de 2012 3.800 pessoas a partir de 15 anos de idade. Caso fosse um País, o Nordeste, segundo o Ipea, estaria em 9º lugar no ranking global. O Nordeste, de acordo com o Ipea, estaria acima da média de felicidade brasileira que hoje se encontra em 7,1 pontos, o que nos coloca em 16º lugar entre 147 países do globo.
Entretanto essa escala de felicidade estaria, de acordo com o estudo, de alguma forma associada ao tamanho da renda das pessoas. De acordo com os dados da pesquisa, a nota média de quem vive com mais de 10 salários mínimos é 8,4, contra 6,5 de quem vive apenas com um salário. A nota média dos sem renda seria de 3,7. Esse dado atestaria que a renda familiar é um determinante da felicidade brasileira.
*Com informações de O Povo On Line.

Nenhum comentário: