quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CAMACAN PODE TER COLÉGIO UNIVERSITÁRIO


O Município de Camacan será contemplado com uma extensão de nível universitário a partir de 2014. O anúncio foi feito no Colégio Polivalente, na manhã desta quarta-feira (12), por agentes da Secretaria de educação do estado, Diretoria Regional de Educação (DIREC), Universidade Federal da Bahia, (UFBA), APLB sindicato, vereadores de Camacan, professores e a secretária de educação do município. Além de alunos da rede pública de ensino que estiveram participando do encontro.


Logo após a finalização da reunião, professor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida falou em entrevista , que a vinda do Colégio Universitário não é uma possibilidade, é uma proposta concreta.

Segundo ele, este será um modelo que permite um alto gral de inclusão social, que vai permitir que os alunos da região tenham ingresso na nova instituição em curso que poderão de modo gradual, levá-los a projetos pessoais, individuais, profissionais, mas também projetos sociais e coletivos da educação superior. O professor destacou que o colégio universitário tem previsão para ser implantado em 2014, mas já em 2013, acontecerá todo período de planejamento e instalação da escola.

O professor também narrou sobre a qualidade deste novo modelo pedagógico trazendo uma proposta que vai permitir que os alunos, mesmo não estando presentes, possam participar da universidade, e aqueles que tiverem desempenho, poderão prosseguir na instituição fazendo escolhas profissionais, dentro da própria universidade e, não antes como é o sistema atualmente vigente nas faculdades de formação profissional do Brasil.

Ele enfatizou dizendo que as unidades poderão acolher 100 alunos a depender do tamanho da demanda desta região sediada em Camacan e poderá ter até 300 vagas a depender da quantidade de alunos que concluírem o ensino médio. “No momento aqui conclui apenas 207 alunos e isso cabe neste caso, uma unidade do Colégio universitário de 100 alunos” concluiu.
*Por Agnaldo Santos

Nenhum comentário: