quarta-feira, 30 de maio de 2012

REGIÃO DA CHAPADA RECEBE AS PRIMEIRAS CHUVAS PROVOCADAS POR PROJETO DO GOVERNO

A empresa ModClima, especializada na tecnologia de indução de chuvas que foi contratada pelo governo do Estado da Bahia, iniciou uma operação para combater a seca no estado, com resultados promissores. Dois voos realizados na tarde desta terça-feira (29) na Chapada Diamantina provocaram a ocorrência de quatro chuvas em uma alternativa de curto prazo para aliviar os prejuízos causados pela pior seca dos últimos 47 anos.
Com o apoio de observadores de nuvens da região e das informações geradas via satélite, o resultado da semeadura de água potável foi comemorado pelos trabalhadores rurais dos povoados de Guariba, Alagoas e Santa Quitéria.
Considerada não poluente, a indução de chuvas localizadas, consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural precipitando-as. O procedimento consiste na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável, que fazem as nuvens concentrar alto índice de umidade e gerar a chuva.
Segundo informações da Seagri, o sucesso dessa primeira tentativa foi fruto da parceria com os produtores de abacaxi da região, que possui uma área plantada superior a quatro mil hectares.

Nenhum comentário: