quarta-feira, 11 de abril de 2012

MULHERES DE SALVADOR SÃO AS MAIS CERVEJEIRAS DO PAÍS

As soteropolitanas são destaque no ranking das biriteiras do país. Dentre as mulheres das 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, as soteropolitanas são as primeiras em relação ao consumo abusivo de bebida alcoólica.



É o que revela os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgados nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o estudo, 17,2% das mulheres da capital baiana ingeriram em uma mesma ocasião de quatro ou mais doses de bebida alcoólica, ocupando assim o topo do ranking. Este percentual, inclusive, está distante do segundo lugar, ocupado por Recife, onde 14,3% das recifences apresentam consumo abusivo de álcool.

Já as vitorienses são as terceiras do ranking nacional, com 13,3%. As menos biriteiras, segundo a pesquisa, são as mulheres da capital amazonense, na qual apenas 4,9% participam da lista de consumo excessivo.

Soteropolitanos: Não é à toa que a capital baiana também é a primeira dentre as capitais brasileiras e o Distrito Federal com consumo abusivo de bebida alcoólica. Afinal, os homens de Salvador estão no segundo lugar do ranking nacional, com 31,3% que ingeriram cinco ou mais doses em uma única ocasião, atrás apenas dos homens da capital piauiense, que apresenta 37,6% com consumo excessivo.

A capital baiana, com 23,6% da população que consome bebida alcoólica de forma abusiva, está na frente de Teresina (22,9%) e Cuiabá (21,1%). Rio Branco, capital do Acre, ocupa a última posição, com 11,9%.

O levantamento entrevistou 54 mil adultos em todas as capitais e no Distrito Federal, no período entre janeiro e dezembro de 2011.

*Do Ibahia.

Nenhum comentário: