segunda-feira, 16 de abril de 2012

ENQUETE SOBRE A SITUAÇÃO INDÍGENA NO SUL DA BAHIA

Esta semana o calendário nacional brasileiro comemora o Dia do índio (19), e por coincidência, vários índigenas estão vivendo dias de muita tensão na região sulbaiana, por conta das investidas armadas de tomada de posse de dezenas de fazendas que eles dizem e brigam para provar na justiça que lhes pertence por direito.
Enquanto a justiça não resolve o problema, alguns municípios vem sendo noticiado como barrís de polvora para um temido estupim de violência provocada por possíveis enfrentamentos de índios, fazendeiros e policiais. Com base no crescente número de informações dissiminadas pela imprensa de todo país que neste momento olha com atenção para os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan, o Blog do Miolo Baiano quer saber dos leitores do blog que vive nestas localidades e nas cidades vizinhas, que tipo de prejuízo eles acham que os municípios terão, após a solução das invasões.
PARTICPE DA ENQUENTE NO TOPO DO BLOG! O resultado será publicado na próxima quinta-feira, Dia do Índio

Um comentário:

Anônimo disse...

Direito a ter direito.

Não queremos aqui advogar a causa indigena ou dos fazendeiros. Porém, não podemos negar que pelomenos Jacarecy piorou muito após as retomadas. Quem não se lembra quando aqui existiam os pequenos fazendeiros(burareiros)que movimentavam a economia local e enchia nossa pequena feira de cores e sabores. Hoje, só vemos poucos descendentes indigenas e muitos aproveitadores, que se transvestem de indigenas para apropriar-se das terras e fazerem arruaças.
Emquanto isso, outros tantos vivem em plena miséria. Que venha a justiça, para todos, inclusive aqueles que dedicaram decadas a esse chão.