quarta-feira, 11 de abril de 2012

EM CAMACAN A GREVE DOS PROFESSORES CHEGOU AO FIM



Nesta quarta-feira (11) o site da prefeitura de Camacan publicou uma nota onde a Secretaria da Educação informa aos pais e alunos, que terminou na terça-feira, dia 10, a greve dos professores da rede municipal de ensino. No mesmo texto, a administração convocou todos os pais e alunos para o restabelecimento normal das aulas a partir desta quarta-feira, 11 de abril. Ainda de acordo com a publicação, a Secretaria da Educação informa que as negociações entre o poder Executivo e o Sindicato dos Professores em defesa do piso salarial nacional, devem continuar.


Nos bastidores da política local, há quem diga que a iniciativa da prefeitura em divulgar o tal fim de greve, foi de amenizar os prejuízos aos alunos da rede municipal com os transtornos que a greve causará daqui pra frente no calendário do ano letivo, e amenizar o desgaste político que a prefeita Ângela Castro sofrerá em pleno ano eleitoral. Posto que na queda de braço com o professorado que ela não atendeu (sob suas justificativas) ela deverá sair perdendo, uma vez que a campanha contra seu nome terá muitos adeptos em sala de aula.

Falando com o editor do Miolo Baiano sobre a liminar da justiça que obrigou os professores a encerrar a greve e retomar os trabalhos, Ângela Castro lamentou que a discussão tivesse que chegar a tal ponto e se disse aliviada, com a decisão da justiça.
“Essa greve é uma coisa que prefeito nenhum contava com momento de greve. Sentei várias vezes para conversar com professores. Para tentar um acordo e não teve acerto. Infelizmente, acabou a esse ponto de a justiça ser envolvida para definir algo que não prejudique os alunos”. Concluiu a prefeita.

Da parte do sindicato que representa a categoria, também é sabido que todos retomaram seus trabalhos por força da liminar, entretanto eles afirmar que o retorno das aulas não representa o fim da mobilização ou da luta, já que a prefeita se recusa a cumprir a Lei 11.738/2008 que determina o Piso salarial.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá parabéns pela reportagem, mas vc esqueceu de ouvir a APLB, que com certeza acrescentaria que a Liminar concedida pelo Juiz tem um fato que poderá complicar as coisas pois foram emitidas informações inverídicas uma vez que foi omitida que a prefeita foi informada da greve, 72 horas antes de iniciar.

Anônimo disse...

A prefeita só esqueceu de dizer ao blogueiro que ela não quer cumprir a lei, prejudicando assim os professores.

Gestor que não cumpre a lei, não merece respeito.

Anônimo disse...

Ordem judicial não se discute, cumpre-se! Os professores estão obedecendo a liminar da justiça local, espero que os gestores municipais sejam sensatos e cumpram a lei maior (LEI DO PISO 11.738/2008)que é nacional e deve ser cumprida...
Justiça é justiça e tem que ser para todos! "Dai a César o que é de César"