segunda-feira, 16 de abril de 2012

ELEITOR RECLAMA DE SERVIÇO DO CARTÓRIO ELEITORAL DE CAMACAN

*Do Editor do Blog.
No inicio da semana passada, o leitor Waldomiro escreveu ao Blog do Miolo Baiano para relatar sua indignação a respeito da emissão de título de eleitor.



De acordo com o texto do municípe, as pessoas que precisam dos serviços do Cartório Eleitoral de Camacan (tirar título em 1° lugar), estão passando por um imenso constrangimento. Talvez por falta de estrutura para atender a vários municípios que compõem a mesma zona eleitoral (133ª), o referido cartório adotou o sistema de distribuição de senhas, mas, só são distribuídas 40 senhas por expediente, e como o prazo para tirar o título está perto de expirar, as pessoas estão indo buscar as referidas senhas na noite anterior.

Ainda segundo o munícipe, há relatos de pessoas que chegaram às 22 horas para guardar um lugar na fila e já encontraram outras que haviam chegado às 20:00, para pegar a senha para o dia seguinte. Mas isso não é o pior. Diz o Sr. Waldomiro.Pior mesmo é que algumas pessoas que têm "amizade" com os servidores do cartório conseguem senhas para os seus apadrinhados, diminuindo ainda mais as chances de quem dormiu no relento para conseguir uma senha.

Isso não é justo!” Desabafa o morador.“Isso é sim, um grande desrespeito a esses pobres futuros eleitores que se deslocam dos seus lares, às vezes com fome, vindos de municípios vizinhos, etc., para beneficiar outros futuros eleitores que não fizeram o mesmo sacrifício”.

A intenção do eleitor camacanense que escreveu para edição do blog, foi de pedir ajuda do blog para chamar a atenção das autoridades competentes no sentido de encontrar uma solução que venha a atender a TODOS DE MANEIRA IGUALITÁRIA, aliviando o sofrimento dos menos favorecidos pela "sorte" , que se sacrificam dias após dias para conseguir a dita senha e, sem sucesso, acabam desistindo de tirar o obrigatório Título Eleitoral.

Em resposta ao pedido do leitor e de demais pessoas interessadas na emissão do referido documento, o blogueiro foi atrás de informações que pudesse esclarecer ao Seu Waldomiro sobre os acontecimentos do cartório e apurou que o cartório de Camacan também é o responsável pela emissão dos títulos de Camacan, Mascote e Pau Brasil.


Também ficou sabido que ha cerca de 12 dias atrás, os vereadores Oziel Bastos e Marcos Sá tiveram contato com uma equipe de reportagem da TV Santa Cruz e falaram da necessidade da emissora pontuar o problema. Mas até a noite desta segunda-feira (16), nenhuma reportagem abordou o assunto.

“Nós temos aqui em Camacan um problema de jovens que querem tirar o primeiro título e os país não vão deixar os filhos dormir na fila para tirar o documento, pelo fato de serem muitos novos” afirmou o vereador Oziel Bastos.

Falando com populares, o Miolo Baiano também soube da informação de que a prefeita teria disponibilizado alguns funcionários para ajudar, mas o juiz não aceitou.

Em consulta à própria prefeita, ela afirmou ao blog que há um tempo atrás, o juiz anterior tinha pedido funcionários para ajudar no apoio ao cartório, mas que não é o caso de haver dispensa agora.

Em nota oficial da prefeitura, enviada pelo Chefe de Gabinete, Paulo Pires Cardoso ao blog ele “ informa que o Cartório Eleitoral solicitou um servidor do quadro efetivo para prestar serviços naquela unidade, inclusive a Chefe do Cartório Eleitoral cobrou algumas vezes. Então no início desse ano foi encaminhada uma pessoa para ficar a disposição daquele Eleitoral, diga-se de passagem uma servidora competente e dedicada, quando pra nossa surpresa, a jovem foi informada que não era mais preciso. Dias depois, a Chefe do Cartório justificou que a dispensa da jovem foi em função das formalidades do Tribunal de Justiça - celebração de Convênios para atender esta finalidade”. Ponderou Paulo Pires.


O cartório de Camacan só funciona de segunda a quinta. E, como na sexta não atende aos eleitores, dificulta um pouco mais a vida daqueles que por impedimentos de trabalho, não conseguem comparecer para obter o documento.
Segundo a prefeita, em virtude do prazo que vai se encurtando, em outros municípios a emissão de títulos está acontecendo até na zona rural aos sábados.
Desde que começou apurar as informações recebidas, o Miolo Baiano está tentando falar com funcionários do cartório para obter informações relevantes para repassar aos leitores sobre possíveis mudanças ou alterações no atendimento à população, mas em 5 dias úteis, o telefone do mesmo não completou nenhuma chamada.

SERVIÇO:Se os responsáveis pelo Cartório tiverem interesse em divulgar maiores informações aos internautas dos municípios vizinhos. O Blog do Miolo Baiano está a disposição.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenha paciência também, brasileiro só gosta de deixar tudo pra última hora.
Tem que pegar fila mesmo pra aprender a se adiantar com suas obrigações.

Anônimo disse...

e pq não regularizou o titulo a mais tempo?
deixa pra ultima hora e quer pôr a culpa nos outros.

Anônimo disse...

esse povinho ai de cima que fez esses comentários só podem ser um beneficiado ou funcionáro. Não é pq é de ultima hora que as pessoas não mereçam RESPEITO.