quarta-feira, 11 de abril de 2012

7ª EDIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS DE PORTO SEGURO

Entre os dias 20 e 23 de abril, serão realizados os VII Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro, evento que reune esportes tradicionais e, segundo seus organizadores, promovem a integração social, intercâmbio cultural e valorização da vida.



O município de Porto Seguro, palco do primeiro contato entre indígenas e navegadores europeus do século XV, abriga doze aldeias, somando aproximadamente 10.000 indivíduos da etnia. Para os índios pataxós, o fortalecimento da sua cultura pode ser possível mediante a utilização do seu idioma e valorização das suas tradições, como rituais, danças, lendas e mitos. Consoante a esse princípio, os Jogos Indígenas permitem a união entre comunidades, reforçando os seus laços culturais e favorecendo a solidariedade.
Na concepção dos pataxós, competições como o arco e flecha e a corrida de tora viabilizam a difusão e assimilação de práticas importantes para a afirmação da identidade indígena. Os Jogos evocam a memória, a história e a cultura desse povo, presentes em todas as suas atividades.

Entre as modalidades, estão: arremesso de tacape, zarabatana, corrida de tora, luta corporal, corrida rústica, natação, arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, futebol de campo, corrida de maracá, etc.
O evento será aberto a todos os tipos de público, incluindo escolas e empresas de turismo.

Nenhum comentário: