quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MURAL DE RECADO NOS BLOGS INCOMODAM ÀS PESSOAS DA VIDA PÚBLICA

Da Redação do Blog.
Uma ferramenta muito utilizada pelos blogs para ativar a participação dos seus leitores com manifestações individuais sobre os diversos assuntos postados nos blogs, assim como o surgimento de novos blogs que vem se multiplicando na rede, está crescendo cada vez mais: O Mural de Recados.

O Mural de Recados é um meio aberto e democrático que permite aos internautas escrevem ali a sua opinião particular, sobre o assunto lido que mais lhe chamou atenção. Assim como também se torna porta de comunicação rápida do leitor com o os editores dos blogs para que estes recebam denúncias e reclamações de pessoas que por algum motivo preferem não se identificar por diferentes razões.
Mas nem sempre os Murais são bem vistos. De modo bem particular os políticos e os responsáveis por instituições públicas não gostam de verem seus nomes escritos nos recados que recheiam o conteúdo de alguns comentários onde denunciam ou citam possíveis ações ou suspeitas de irregularidades praticadas pelas respectivas personalidades públicas.

Por conta da opinião manifestada por cidadãos anônimos, não é raro ouvir alguns políticos fazerem duras críticas aos blogueiros quando estes sabem da divulgação de seus nomes em quaisquer assunto de interesse do povo que não está de acordo com a sua postura/decisão e por isso, trabalham na desvalorização dos profissionais de comunicação que não promove seu nome sob compensação de favores e exposição de suas ações políticas. É uma espécie de desmoralização para que o blog de Fulano não tenha credibilidade porque mostra as "faltas" de Cicrano. Mas em suma, o mural serve exclusivamente para o leitor deixar o seu recado sobre aquele assunto que deseja manifestar seu entendimento, com a finalidade de ser visto por todos os demais visitantes.

Lamentavelmente, vale observar que por conta do interesse individual de alguns blogueiros descompromissados com o papel de levar informação e a liberdade de imprensa quererem saber só do faturamento de anúncios no seu bolso, muitos blogs têm tirado do ar os Murais de Recados, tamanho o surgimento de ameaças políticas de demissão do emprego em cargos públicos ou porque esta ou aquela empresa lhe paga para fazer promoção e divulgação de seu nome e suas ações.

Graças a essa troca e inversão de finalidade, tiram do ar o único canal de interatividade que poderia contribuir para a participação dos leitores nas reportagens que abordam assuntos de seu interesse. É o chamado “cala-boca”.

Nenhum comentário: