terça-feira, 20 de setembro de 2011

63 CIDADES BAIANAS ESTÃO EM ESTADO DE EMRGÊNCIA POR CAUSA DA SECA

A Defesa Civil da Bahia divulgou relatório nesta segunda-feira, 19, informando que 63 cidades do Estado estão em situação de emergência em razão da seca. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), em 15% das cidades do Estado não chove a cerca de quatro meses.

Segundo a Climatempo, a cidade de Barra, é a que há mais tempo está sem chuva: a última ocorreu no dia 23 de abril - são 151 dias de seca. Em Barreiras, não chove desde 24 de abril. Porém a estiagem agrícola (chuva abaixo de 10 milímetros) já chega a 172 dias, informa a Climatempo.
Entre as 63 cidades em situação de emergência também está Bom Jesus da Lapa, na qual não chove desde o dia 4 de maio. Em Aracatu, também em situação de emergência, há a possibilidade de chuva para o próximo domingo, 25.
A Climatempo informa que no mês de outubro a chuva atingirá a Bahia, mas de forma isolada. A previsão é de que a partir da segunda quinzena do mês as pancadas de chuva sejam mais frequentes e em maior quantidade. A chuva deverá colaborar com a diminuição da seca mas, inicialmente, servirá apenas para umedecer o solo, sem possibilitar prontamente o plantio.
*As informações são de Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista.

Nenhum comentário: