quinta-feira, 24 de março de 2011

Editorial: OS RESULTADOS DA FALTA DE ENERGIA EM JACARECI

A constante falta de energia no distrito de Jacareci tem trazido recorrentes problemas que encabeçam inúmeras discussões em torno dos prejuízos na localidade.

Não é à toa, que a localidade tem fama de ser vítima do preconceito de estar situado na zona rural e distanciado quase 20 kilometros de terra de chão, motivo pelo qual a faz uma das comunidades do município, de menos transito e consequentemente menor atenção do órgão responsável pela energia elétrica, Coelba.

É inadmissível o descaso da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia para com a população de Jacareci. São centenas de famílias distribuídas pelas mais de 1300 residências e comércios que há anos vem sofrendo os prejuízos do recorrente problema da falta de luz e falta de providências necessárias que solucione a “desgraça” da escuridão causada pela falta de luz, de comunicação e de respeito a cidadania dos contribuintes brasileiros que ali residem.
A recente queda do fornecimento de energia que durou 4 dias ininterruptos no distrito, trouxe a tona a velha discussão do descaso das autoridades competentes sobre o vai e vem de iluminação. São anos de apelo do povo para que seja encontrada uma solução para o problema; E os últimos acontecimentos, provaram que nada foi feito de concreto, além de reuniões.

Da parte da empresa, corriqueiramente sabemos de informações que culpam os eventuais acidentes causados por fenômenos da natureza ( tempestades etc.) que fazem acontecer tais incidentes e estes logo serão resolvidos. Mas o que não se sabe, é até quando o povo de Jacareci vai viver a escuridão da falta das providências.

À saber: Se não bastassem os prejuízos causados aos comerciantes pela perca de estoque dos produtos congelados e às centenas de famílias que perdem a manutenção de suas casas por estragos em seus refrigeradores e equipamentos eletrônicos, ainda há a crueldade com aquelas que dependem de medicamentos especiais armazenados em geladeiras, que por falta de energia são sentenciados a viver uma agonia de contar horas para reaproveitamento e correr contra o tempo e os recursos financeiros para não serem ainda mais penalizados por interrupção de tratamento e novas despesas. Como é o caso de pessoas que tem problemas do coração e recebem medicação controlada e de tantas crianças que necessitam de respiração especial (inalação).

Com tudo, há muito, o que ser feito por parte dos representantes políticos da localidade. Muito mais que um assertivo discurso no plenário da câmara, muito mais que um respeitoso documento solicitando informações a companhia – estas informações de que tem algo errado e necessita de solução, todos já sabem! Há que se fazer na verdade é um grande manifesto para chamar atenção de quem detém poderes, como a promotoria e o ministério público, para que estes exijam comprometimento imediato da Coelba para solucionar o quase centenário problema de iluminação de Jacareci.

Isso, antes que esta escuridão obrigue seus moradores a abandonarem suas histórias e deixem de residir na localidade ou ainda pior: antes que morra um paciente por falta de energia que o impossibilitou de tomar seu medicamento e coloque o nome de Jacareci mais uma vez nas manchetes que violam os direitos humanos.

Um comentário:

Coaching disse...

Olá,

Parabéns..o seu blog é bem bacana.Tenho visitado alguns blogs deste nicho,pois montei recentemente um blog...quer dizer, ainda tenho muito a fazer, estou apenas engatinhando!
Caso tenha nteresse, visite o meu blog:
http://sosexecutivos.blogspot.com
Abçs,
Regina Seixas