terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GOVERNO OFERECE CAPACITAÇÃO CONTRA DIABETES

Profissionais de saúde do Sul da Bahia estão sendo capacitados na prevenção e tratamento do diabates. A ação é parceria do Ministério da Saúde com a Federação Nacional de Apoio a Associações de Diabéticos e Fundação Mundial do Diabetes.

A primeira etapa do processo de capacitação, envolvendo agentes de saúde de Itabuna, Eunápolis, Ilhéus, Gandu, Jequié e Wenceslau Guimarães, foi realizado no auditório do Hospital de Olhos Beira Rio.
O coordenador do projeto, escolhido o melhor das Américas pela National Geographic, é o oftalmologista Paulo Henrique Morales, professor da Unifesp e diretor da Fenad. Morales é o idealizador do Mutirão do Diabético em todo o Brasil.

O modelo foi implantado com êxito em Itabuna pelo oftalmologista Rafael Andrade e, em 2010, realizou cerca de 10 mil atendimentos, entre exames, consultas, procedimentos médicos e orientação.

O projeto objetiva o gerenciamento do diabetes em cidades médias, assessorando as secretarias municipais através da capacitação, planejamento e gestão.

Segundo o Paulo Henrique, “os profissionais atuarão como agentes multiplicadores nas cidades, permitindo que as equipes do Saúde da Família possam identificar grupos de riscos, prevenir e orientar sobre alimentação e práticas saudáveis".

"Também vão orientar sobre o uso de medicamentos e cuidados com as complicações provocadas pelo diabetes, como problemas nos olhos e nos pés,” explica o coordenador.
“A experiência do Mutirão do Diabético em Itabuna permitiu o envolvimento de secretários de saúde do Sul da Bahia, que compreendem a importância da prevenção no tratamento do diabetes, com foco na saúde e na qualidade de vida”.

Os participantes da capacitação em Itabuna foram recepcionados pelo secretário de saúde Geraldo Magela, o assessor Tiago Domingos e o diretor do Centro Avançado de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio, Rafael Andrade.

Nenhum comentário: