sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CERCA DE 70% DOS BAIANOS VIVEM EM REGIÕES URBANAS

A Bahia mantém tendência de gradual processo de urbanização. De acordo com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, 69,6% dos baianos moravam em zonas urbanas.

Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). O percentual de urbanização calculado para 2009 representa uma alta de 7,5 pontos percentuais em relação a 1999.

Apesar do avanço, o percentual da população urbana verificado na Bahia no ano passado ainda está abaixo do registrado para o País (84%), e inferior à média da Região Nordeste (72,8%). O estado ainda concentra 14,5% de toda a população brasileira que reside em zonas rurais, e 30,4% da população rural nordestina. “A grande questão em relação à urbanização é que, nas zonas rurais, a população tem menos acesso a serviços, como saneamento básico adequado, educação e saúde”, observa a diretora de Pesquisas da SEI, Thaiz Braga.

Das 14,697 milhões de pessoas que residiam na Bahia, em 2009, cerca de 49,3% eram do sexo masculino e 50,7% do feminino. Já o número médio de pessoas por família na Bahia é 3,2. Este valor é idêntico ao apurado para o Nordeste e um pouco acima do medido para o Brasil (3,1).

Nenhum comentário: