quarta-feira, 7 de julho de 2010

MUITOS BRASILEIROS AINDA PRECISAM SABER

No dia 3 de outubro, os brasileiros vão eleger um novo presidente, seu vice, 27 governadores, seus vices, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Mas uma pesquisa deste ano revela que a maioria dos eleitores não sabe qual exatamente é a função dessas pessoas.

O levantamento foi feito por uma agência de publicidade a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como preparação para uma campanha de esclarecimentos e conscientização do eleitor.

Ao todo, foram ouvidos 18 grupos de pessoas em sete cidades das cinco regiões do país, de diferentes perfis de renda, escolaridade e idade.

A pesquisa revelou que o eleitor sabe que as próximas eleições irão definir um novo presidente da República – e basicamente só isso. Os outros cargos tendem a ser esquecidos, principalmente o de senador.

O estudo divulgado pelo G1, mostrou também que muita gente confunde deputado federal com deputado estadual. A situação piora quando a pergunta é sobre o que faz cada uma dessas pessoas. A dúvida é grande inclusive entre as faixas com maior escolaridade.

Portanto, você eleitor deve saber o que pode fazer cada político que você vota, para não confundir-se depois e não saber fazer a sua cobrança.

Nenhum comentário: