quarta-feira, 12 de maio de 2010

PRODUTORES DE CACAU TENTAM SE RECUPERAR

Vinte e um anos após seu surgimento, no já distante ano de 1989, os cacaueiros da Bahia ainda tentam se recuperar do prejuízo que a praga vassoura-de-bruxa trouxe a eles. Responsável pela destruição de plantações inteiras de cacau em solo baiano, a praga também aniquilou investimentos e quebrou o ciclo de ouro de uma cadeia antes extremamente produtiva.

O Brasil, até a década de 1980, era o segundo maior exportador de cacau do mundo, mas caiu subitamente no ranking de produtores. Em 1989, num prazo de dias, o cacau ressecou. As amêndoas, por sua vez, ficaram negras e murchas como nozes esponjosas. A vassoura-de-bruxa infectou 45 milhões de cacaueiros, o equivalente a 80% da produção de Ilhéus, gerando desemprego e deixando sem rumo econômico o Sul da Bahia.

“Muitos desistiram do cacau e abandonaram suas fazendas.

O pior de tudo é que a infraestrutura rodoviária é muito boa, apesar de termos algumas estradas de terra. O que não temos é o produto em quantidade suficiente e abundante para exportar, como ocorria nos anos 80”, reclama Thomas Hartmann, um dos maiores especialistas em cacau no Brasil.
*Texto reproduzido do site Portogente.

Nenhum comentário: