sexta-feira, 21 de maio de 2010

BAHIA É O 4º MAIOR PRODUTOR DE CAFÉ DO PAÍS

O café deixou de ser a estrela do sudeste brasileiro para ser cultivado também no nordeste. A Bahia já está entre os principais estados produtores do país, ocupando a quarta posição com 1,8 milhões de sacas e com um faturamento de um pouco mais de 630 milhões de reais. No ano passado foram colhidas um milhão e 800 mil sacas do produto. Na região cacaueira já tem produtor interessado no cultivo.

Após a crise da vassoura de bruxa, o café virou alternativa de diversificação da lavoura, gerando emprego e renda. Na fazenda Duas barras e Sossego, em Ilhéus no Sul da Bahia, o total de funcionários chegam há 200 entre efetivos e temporários.

A maior produção da fazenda é do café conillon que concentra um plantio de 25 mil hectares do produto. Os pés apresentam os frutos fixos com maior intensidade nos galhos e sua colheita, portanto, precisa ser manual. Segundo o produtor Edmar Margotto, o bom desenvolvimento do café se dá pela facilidade no cultivo e pela ausência de pragas na lavoura, “não tem praga ou nada que atrapalhe o desenvolvimento da lavoura”.

Para o prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo, a produção, além de ser rentável para o produtor, evita o êxodo rural. “Após a crise instalada pela vassoura de bruxa essa é mais uma oportunidade de geração de emprego no eixo Itabuna e Ilhéus”, concluiu Azevedo.
*SITE POPULAR.

Nenhum comentário: