quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ÍNDIOS DESTROEM FAZENDAS NO SUL DA BAHIA

O clima é muito tenso entre supostos índios Tupinambás e pequenos produtores de Buerarema e Una. Na noite de sexta-feira os índios ocuparam mais duas fazendas em Buerarema e provocaram acirramento dos ânimos.

Os "tupinambás" ocuparam as fazendas Serra de Palmeira e Paraíso. Eles são acusados de destruir as sedes das fazendas e atacar um agente federal durante operação para evitar uma guerra.

Quatro índios acabaram presos na Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, mas foram soltos depois de ouvidos. Eles são acusados de saquear as fazendas, queimar colchões e matar animais.

Os "índios" negam e dizem que a ocupação é pacifica. Os supostos tupinambás já ocupam pelo menos dezesseis fazendas no sul da Bahia. Os pequenos produtores prometem reagir às ocupações.

Esta situação de conflito com os índios na região do cacau não é novidade.

Na região de Camacan nos últimos anos os índios ocuparam ou tomaram posse de dezenas de fazendas produtoras de cacau - apesar da vassoura de bruxa, e desde que estas terras estão em seu poder, eles não fazem cultivo e nem utilizam para fins de produtividade cacaueira como vinha sendo mantido pelos pequenos proprietários destas mesmas terras.

Na região, os antigos donos dessas fazendas dizem temer muito pela falta de cuidados e de utilização das centenas de equitaries de terras produtivas que estão deixando passar o momento de plantio e colheita de cacau, posto que os atuais responsáveis não se dedicam a zelar para apresentar resultados.

Com Informações do A REGIÃO.

Nenhum comentário: