quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PREFEITURA DE ITABUNA ANUNCIOU QUE NÃO HAVERÁ CARNAVAL EM 2010


IMAGEM DO SPORT NEWS
Segundo o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), aglomeração provocada pela festa levaria a cidade ao risco de uma nova epidemia. No início de novembro a prefeitura decretou estado de emergência devido ao elevado índice de infestação predial de 10,9%, apontado no último Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti (Liraa). Na ocasião, o Capitão Azevedo convocou a Defesa Civil para ajudar no controle da situação. Passado um mês do início das ações, o índice de infestação em Itabuna caiu para 10,7%. Embora o índice seja cerca de 25% menor do que o registrado em janeiro de 2009, ainda é considerado elevado. O índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Na semana passada, ao comentar os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti 2009, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, incluiu três municípios baianos entre aqueles em risco de surto da doença. Itabuna estava entre eles, ao lado da vizinha Ilhéus e de Camaçari, este último localizado na Região Metropolitana de Salvador.

O prefeito planeja transferir para julho a micareta - o carnaval fora de época -, logo após os festejos juninos, em meio às comemorações do centenário da cidade."Pretendemos transferir a comemoração para o período de festejos dos 100 anos. No momento nossa atenção está voltada exclusivamente para a prevenção de um surto de dengue", disse o prefeito. O município chegou a ostentar o título de campeão nacional da doença, em números proporcionais ao contingente populacional.

O Capitão Azevedo assegurou que serão adotadas medidas para garantir um controle eficiente da dengue e a redução dos índices de infestação, ações que se respaldam no decreto de situação de emergência, assinado no dia 5 de novembro.

As medidas incluem a ampliação das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde. O prefeito disse ainda tentar aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei obrigando os proprietários de imóveis a manter seus reservatórios de água cobertos.Segundo dados oficiais, o carnaval de Itabuna atrai em média 150 mil pessoas por noite, entre turistas e moradores da região.

O carnaval fora de época acontece no centro da cidade ocupando as duas suas principais avenidas, Azis Maron e Mario Padre.
Informações do UOL.

Nenhum comentário: