sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MAIS DE 10 MIL REAIS EM NOTAS FALSAS, CIRCULAM NA BAHIA

Com os recursos do 13º salário em circulação, cresce a possibilidade de uma cédula falsificada passar pelas mãos de muitos baianos, é o que alerta uma reportagem publicada pelo jornal A TARDE nesta quinta-feira. De acordo com o texto, das 251 mil cédulas falsificadas apreendidas de janeiro a agosto deste ano no Brasil, 15.244 circulavam na Bahia, conforme dados do Banco Central.
As notas de R$ 50 representam 59% das notas falsificadas apreendidas.

Fique atento aos itens de segurança contidos nas notas e que ajudam a identificar quando uma nota de dinheiro é falsa!

“A primeira característica que deve ser observada é a textura do papel. A falsificada é mais áspera que o a do papel comum”, afirma o assessor da Gerência Técnica do Meio Circulante do Banco Central em Salvador, Renato Medrado.

Renato explica que a marca d’água (figuras da República sombreadas) é outra característica que merece a atenção do cidadão, pois a maioria das cédulas falsas que chegam ao Banco Central não possuem esse item.
A presença das letras BC (Banco Central) na mesma faixa onde é possível ler “Reais” é outro indicativo de que a cédula é verdadeira, bem como a faixa holográfica (fita brilhante) existente apenas nas notas de R$ 20.

Notas verdadeiras apresentam, ainda, partes em alto-relevo e, quando colocadas na direção da luz, aparece a imagem de uma estrela do mesmo tamanho em ambos os lados da cédula.

Um comentário:

Orlando Dardenne disse...

Ola, Dinheiro Falso realmente esta um problema, eu comprei uma caneta chamada MoneyTest que detecta dinheiro falso, já evitou de eu receber 4 notas falsas em menos de um mês, o site deles é www.moneytest.com.br