terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ENTIDADES DE ITABUNA COBRA AGILIDADE PARA CRIAÇÃO DA UFSULBA

O presidente da Câmara de Itabuna, Clóvis Loiola, estudantes, sindicatos, clubes de serviço, a Amurc, Associação Comercial de Itabuna (ACI) e a OAB se reuniram em uma caminhada pela Avenida do Cinquentenário.
O grupo faz parte do Comitê pró-Universidade Federal do Sul da Bahia, a "Ufsulba", e também pede agilidade no processo da possível implantação de um campus da universidade Federal da Bahia (UFBA) em Itabuna.
A mobilização começou no dia 12, em Camacan e Buerarema, e se estendeu por cidades da região, como Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí, Uruçuca, Ubaitaba e Jussari.
"A região está carente de investimentos em educação. Em breve, devem ser iniciadas as obras do Complexo Intermodal Porto Sul. De onde virão os profissionais para executar as obras?" pergunta Loiola.
"Provavelmente do sudoeste do país. E como fica nossa economia já que, com estas grandes obras, nosso perfil econômico deve mudar significativamente? E nossa população, tão carente de emprego, como fica?".
A passeata terminou com uma reunião na Praça Adami, mas as manifestações não têm data para terminar.
Para a vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que esteve no evento, a região necessita de uma universidade federal que ofereça formação superior de qualidade.
"Ela deve ser pública e gratuita, oferecendo cursos voltados para sua realidade política e econômica". Alice fez uma indicação ao presidente Lula para que envie ao Congresso Nacional um projeto de lei criando a Ufsulba.
Ela deve ter quatro campi, instalados em Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Eunápolis.
As informações são do A Região.

Nenhum comentário: