quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O POVO BAIANO É O QUE MENOS CONFIA NA JUSTIÇA

Um estudo inédito elaborado pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou que o baiano é o que mais desconfia da Justiça de seu Estado.
A pesquisa mediu o Índice de Confiança no Judiciário (ICJBrasil) nas sete principais regiões metropolitanas do País, que abrigam 1/3 da população nacional. Enquanto a Região Metropolitana de Salvador (RMS), que comporta 12 cidades, está em último, com um índice de 63 pontos, a de Porto Alegre está em primeiro, com 67, numa contagem que vai de zero a cem. A média nacional foi de 65 pontos, informa o jornal A Tarde. Para se chegar aos resultados divulgados nesta terça, 01, em São Paulo, foram entrevistadas 1.636 pessoas, sendo 104 na capital baiana, entre abril e junho deste ano. A pesquisa agora passa a ser trimestral.Para a diretora-executiva do Departamento de Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Neide de Sordi, presente ao lançamento, os índices seguem a mesma tendência da “percepção” do órgão. Dados estatísticos divulgados mês passado pelo CNJ revelam o baixo investimento do TJ-BA na informatização de procedimentos e o número reduzido de funcionários e juízes.Outras causas para o baixo rendimento do Judiciário baiano foram a divulgação de casos de possíveis vendas de sentenças por parte de juízes e desembargadores, revelados pela Operação Janus, além de intervenções do CNJ.

Um comentário:

Anônimo disse...

"PRIMEIRO QUERO DIZER AO DODÔ, E A TODOS AQUI QUE É PRAZEROSO PARTI-CIPAR DESSE PAPO MARAVILHOSO"

É LAMENTÁVEL E DESANIMADOR, SÓ QUE TUDO ISSO ACONTECE PORQUE NÃO LEVA-MOS AS COISAS PÚBLICAS A SÉRIO, OS
BRASILEIROS PENSAM QUE O JUDICICIÁ-RIO É O RESPONSÁVEL PELAS ELABORA-ÇÕES E APROVAÇÕES DAS NOSSAS LEIS, COMO ESPERAR QUE SOMENTE UM DOS PODERES CONSTITUIDOS FOSSE O FIEL DA BALANÇA SE ESSA BALANÇA JÁ SAI DA FÁBRICA TODA TORTA E ENFERRUJA-JADA, COMO ESPERAR QUE SOMENTE OS MEMBROS DO JUDICIÁRIO FOSSEM IMU- NES AS MARACUTAIAS E BUROCRACIAS QUE NOS ATRAVANCA DURANTE SÉCULOS,
SE DE QUATRO EM QUATRO ANOS VOTA-MOS NOS MESMOS PICARETAS PARA DIRI-GIR NOSSO PAÍS, COMO IMPEDIR QUE EM CONCURSOS PÚBLICO NÃO SE MISTU-RE PILANTRAS COM PESSOAS DE BEM? ISSO MEUS AMIGOS E AMIGAS SÓ IRÁ MELHORAR QUANDO TOMARMOS VERGONHA NA CARA, QUANDO NÃO MAIS ACEITAR-MOS QUE UM PILANTRA OU ASSASSINO COM NÍVEL UNIVERSITÁRIO TENHA DI-REITO A CELA ESPECIAL, E TAMBÉM QUANDO UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA VIR A PÚBLICO DEFENDER QUALQUER PESSOA ENVOLVIDA EM FALCATRUAS (sarney severino cavalcante etc.) E MESMO ASSIM CONTINUAR COM UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO POPULAR. ABRAÇOS.

Antonio