domingo, 5 de abril de 2009

MINISTRO DIZ QUE A DENGUE DE ITABUNA É CRÔNICA

O ministro da Saúde José Gomes Temporão declarou neste domingo (5), durante o lançamento do Plano Nacional da Atividade Física, no Rio de Janeiro, que a situação da dengue em Itabuna, no sul baiano, campeã de mortes pela doença na Bahia, já era prevista.
O município declarou estado de emergência por causa da epidemia e, de acordo com o último levantamento realizado na cidade, houve aumento de 16,8% nos casos notificados da virose, oito mortes confirmadas e outras cinco em análise (ver nota). "O que houve ali foi uma crônica da morte anunciada", afirmou o ministro. Segundo Temporão, a administração local recebeu alertas no fim de 2008, durante as eleições, mas as atividades de contenção do avanço do mosquito aedes aegypit foram interrompidas e o sistema de controle desestruturado. "O processo eleitoral lá parou o trabalho de combate ao vetor. Quando a nova administração entrou, era tarde demais", lamentou. O titular do governo federal explicou ainda que a sua pasta aumentou o repasse das verbas em R$ 9,5 milhões para a gestão do prefeito Nilton Azevedo (DEM), capacitou profissionais e fez parcerias com médicos das Forças Armadas. Ao todo, além de Itabuna, outros seis municípios baianos já decretaram situação de emergência, entre eles Ilhéus, que lidera o ranking de registros, e Porto Seguro.
A Bahia é a unidade federativa nacional com maior incidência da dengue, com 32.306 casos suspeitos, conforme o Ministério da Saúde.
Com informações da Agência Brasil e do Portal Terra.

Nenhum comentário: