quinta-feira, 12 de março de 2009

SUL DA BAHIA RECEBE SERVIÇO DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

A Campanha Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes chegou ao Sul e Extremo Sul da Bahia. Municípios como Porto Seguro, Alcobaça e Prado são alvo de ações especiais. Em propaganda veiculada nas rádios das regiões, os moradores e turistas são incentivados a denunciarem a violação dos direitos da criança e adolescente, ligando para o número 100, do serviço nacional de disque denúncia. A iniciativa é do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual e do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
As regiões Sul e Extremo Sul estão entre as prioridades da campanha, já que, apresentam crescentes números de ocorrências de violência sexual. O grande fluxo de veículos registrado nas estradas neste período do ano, é um dos motivos para a realização da campanha. A intenção da Sedes é intensificar os trabalhos após o período carnavalesco, com participação, inclusive, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A campanha deverá envolver, também, os Creas de municípios a exemplo de Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Eunápolis.

Disque 100
Em 2008, cerca de 3,3 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes provenientes da Bahia chegaram ao Disque 100. No ano passado, o disque denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) registrou na Bahia um total de 3.291 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes nas modalidades de abuso e exploração sexual. Até o dia 03 deste mês, esta estatística equivaleu a 198 denúncias.
O Disque 100 é um importante instrumento no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes em até 24 horas. O serviço do Disque funciona das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. Como o próprio nome já diz, é só digitar 100 no telefone.

Nenhum comentário: