sexta-feira, 18 de julho de 2008

DÌVIDAS DO CACAU serão renegociadas em 30 dias

"Daqui a aproximadamente 30 dias os cacauicultores baianos vão poder renegociar suas dívidas junto aos bancos," afirma o secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, que esteve em uma reunião na sexta-feira (4), em Fortaleza (CE).
A reunião, com Governo da Bahia, Ministério da Agricultura, Ceplac, Banco do Brasil e Banco do Nordeste discutiu a adequação da Medida Provisória 432 e sua aplicação prática no tratamento diferenciado da dívida e a liberação de novos recursos.
Geraldo propôs algumas alterações na MP, que será regulamentada até o dia 17 e diz que os cacauicultores foram privilegiados com um artigo especifico tratando exclusivamente dessa divida, "mas é preciso que eles conheçam os benefícios".
“As mudanças vão garantir negociações ainda melhores e a inclusão de um número maior de produtores.
Os descontos para a quitação do debito chegam a 80% e eles podem pegar um novo recurso para recuperar e diversificar a produção”.
A partir dessa semana cerca de oito mil produtores vão receber em casa a carta de adesão ao programa e devem comparecer até o dia 30 de setembro para assinar
o termo manifestando a vontade de fazer a renegociação.
Vale lembrar que só serão beneficiados pelo PAC aqueles que fizerem a adesão ao programa no prazo estipulado.
Na segunda-feira (14) será lançado o Programa de Industrialização de Cacau em Pequena Escala, que prevê a instalação de 20 fábricas de chocolate nos territórios Litoral Sul, Rio de Contas, Vale do Jequiriçá e Baixo Sul.

Nenhum comentário: